A Zoox, subsidiária da Amazon no setor de mobilidade autônoma, completou a primeira operação de um robotaxi com passageiros em vias públicas. O veículo totalmente autônomo transportou funcionários da empresa em Foster City, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

A partir de agora, a companhia vai oferecer gratuitamente o serviço aos seus funcionários. O veículo tem capacidade para quatro passageiros e o trajeto de 1,6 km entre as duas sedes da Zoox é feito com velocidade máxima de 60 km/h, passando por ruas com tráfego de carros, ciclistas, pedestres e cruzamentos com semáforos.

Para poder realizar esse serviço, o robotaxi passou por diversos testes em ambientes controlados e recebeu a autorização do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, na sigla em inglês) para operar nas vias públicas do estado.

De acordo com a evolução da operação, desde que demonstrando a segurança para os passageiros e outras pessoas nas vias, a empresa poderá receber autorizações adicionais do DMV e expandir o serviço para o público geral.

“Hoje, com o anúncio da inauguração do nosso transporte autônomo de funcionários, estamos adicionando ao progresso que esta indústria viu no ano passado e trazendo a Zoox um passo mais perto de um serviço de robotaxi comercialmente construído para o público em geral.”

Aicha Evans, CEO da Zoox.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp

1° Fórum de Robótica e Mobilidade Móvel Autônoma vai debater aplicações e demandas do mercado