A Carbon Robotics, empresa de robótica alimentada por Inteligência Artificial (IA), adicionou ao robô autônomo LaserWeeder a funcionalidade de desbaste a laser. A tecnologia LaserThinning atua em áreas onde as culturas são propositadamente sobrecarregadas e, em seguida, desbastadas para um espaçamento, crescimento e rendimento adequado.

Esse recurso é particularmente valioso para agricultores que cultivam qualquer cultura de folhas verdes semeadas diretamente, como alface e brócolis.

Ao utilizar laser para o desbaste, a nova solução dispensa o uso de produtos químicos ou mão de obra humana, não sofre influência do vento ou da umidade e pode ser realizada durante o dia ou à noite. Com uma nova atualização de software, todos os LaserWeeders da frota agora poderão desbastar e capinar em uma única plataforma de equipamento agrícola.

O LaserWeeder é um robô autônomo que pode percorrer 20 acres de plantação por dia, a uma velocidade de 8 km/h, e é capaz de matar 100 mil plantas daninhas a cada hora de funcionamento. Para isso, tem 12 câmeras embarcadas, além de GPS e LiDAR. O sistema de navegação é da Nvidia.

Segundo a Carbon Robotics, os produtores que usam o robô estão reduzindo os custos anuais de controle de ervas daninhas em até 80%, resultando em um ponto de equilíbrio na compra de equipamentos de um a três anos.

“O LaserWeeder permite que os agricultores executem com precisão o desbaste e a remoção de ervas daninhas sem perturbar as culturas ou o solo, ajudando a melhorar o rendimento das culturas e a saúde do solo.”

Paul Mikesell, CEO e fundador da Carbon Robotics.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp

1° Fórum de Robótica e Mobilidade Móvel Autônoma vai debater aplicações e demandas do mercado