A Administração da Aviação Civil da China (CAAC) aceitou a primeira aplicação de certificação de tipo para um eVTOL tripulado, no caso o AE200, fabricado pela Aerofugia, uma subsidiária da Geely. As informações são do site Vertical Magazine.

O AE200 foi lançado em agosto de 2022 e realizou os primeiros voos de teste em janeiro deste ano. Com o pedido na CAAC, a expectativa da Aerofugia é ter o certificado de tipo para operar comercialmente em até três anos.

As especificações da aeronave apontam para uma velocidade de cruzeiro de 248 km/h e um alcance de 200 quilômetros. Além do piloto, o AE200 tem capacidade para transportar quatro passageiros. A Aerofugia, entretanto, não divulgou mais detalhes sobre as características do eVTOL.

“Agora, será realizada a revisão do sistema de design, confirmação da base de certificação e meios de conformidade, juntamente com a aprovação do plano de certificação, desenvolvimento de protótipo e voos de teste contínuos.”

Lenity Fei, porta-voz da Aerofugia, em entrevista à Vertical Magazine.

O pedido para certificação de tipo do AE200 é outro marco importante para a Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) na China. No ano passado, a EHang já havia feito a aplicação para certificação de tipo, mas para um eVTOL autônomo, o EH216.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada no WhatsApp

1° Fórum eVTOL discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura