A AutoFlight anunciou que realizou o voo mais longo de um eVTOL na história, cobrindo uma distância de 250 quilômetros com apenas uma carga de bateria – a Joby havia voado com um eVTOL por 248 quilômetros em 2021. Esse novo marco foi alcançado no dia 23 de fevereiro de 2023.

O voo de 1h38m de duração ocorreu a partir do local de testes da empresa na região de Shandong, na China, e consistiu de 20 voltas em um circuito pré-definido. A aeronave foi remotamente pilotada, ou seja, não havia ninguém a bordo do AutoFlight Gen4.

Para a empresa, esse voo é muito importante para buscar a certificação de aeronavegabilidade da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês). A expectativa é de que a autorização ocorra até 2025.

“Este voo é uma prova do incrível esforço e progresso da equipe nos testes e no aumento gradual do envelope de desempenho da aeronave. É uma conquista notável que mostra a capacidade de nossa aeronave e estamos entusiasmados em continuar trabalhando em direção às nossas próximas metas até a certificação da EASA em 2025.”

Omer Bay-Yhohay, presidente da AutoFlight.

O eVTOL da AutoFlight, que quando finalizado será chamado de Prosperity, conta com 10 rotores para voo vertical e três para voo horizontal, tem altura de 3,3 metros e envergadura de 12,8 metros. Ele pode voar a uma velocidade de cruzeiro de 200 km/h e transportar até quatro passageiros.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada no WhatsApp

1° Fórum eVTOL discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura