A Airbus fechou uma parceria com a Norwegian Air Ambulance Foundation para futuramente realizar serviços de missões médicas na Noruega com o CityAirbus NextGen, o eVTOL que a fabricante europeia está desenvolvendo.

Para analisar como o eVTOL pode ser utilizado para diferentes tipos de missões médicas, as duas empresas vão elaborar um roteiro para a redução de tempo na resposta a emergências. O objetivo é melhorar o deslocamento de pacientes dentro do sistema médico norueguês, seja com helicópteros ou com eVTOLs, quando estes estiverem em serviço.

Esse estudo que será realizado pela Airbus e pela Norwegian Air Ambulance Foundation poderá ser futuramente estendido a empresas e sistemas médicos de outros países europeus.

Como resultado, o primeiro passo para a criação de um ecossistema médico com eVTOL será a avaliação da eficiência do atual sistema médico de emergência na Noruega, para então simular diferentes cenários de serviços médicos aéreos, integrando ativos avançados de mobilidade aérea.

Para desenvolver os conceitos operações mais adequados para essas missões médicas aéreas complementares, a Airbus Helicopters e a Norwegian Air Ambulance Foundation conduzirão a definição dos elementos fundamentais do ecossistema eVTOL no país, inclusive para infraestrutura, gerenciamento de tráfego e fornecimento e distribuição de energia.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada no WhatsApp

1° Fórum eVTOL discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura