A coleta de dados terrestres com fotogrametria é uma área de interesse crescente para muitas indústrias, seja para fins paisagísticos e imobiliários, ou mais focada em levantamentos geoespaciais e de construção. Uma ampla gama de rovers está disponível, mas pode ser cara, incômoda e difícil de transportar. O viDoc RTK rover proporciona uma solução ideal para equilibrar a necessidade de precisão GPS com alta capacidade de manobra.

O que é o viDoc RTK rover e como ele pode ajudar a colocar tubulações em áreas urbanas?

O viDoc RTK rover é um rover GNSS que se liga aos mais recentes iPhones e iPads. O viDoc é então conectado ao aplicativo gratuito PIX4Dcatch para coletar pontos de dados (com a possibilidade de incluir dados LiDAR para dispositivos móveis relevantes) para fornecer conjuntos de dados com modelos 3D de alta qualidade que são precisamente geolocados. A HSC Pipeline Engineering está alavancando estas capacidades para seus projetos de engenharia civil em Singapura.

A HSC está no ramo de construção de infraestrutura de dutos e serviços de engenharia relacionados para gás, água, telecomunicações e energia. Com 25 anos de experiência em Singapura, eles são profissionais experientes em compreender os melhores fluxos de trabalho e os requisitos críticos para trabalhar na nação altamente urbanizada da ilha (topografia incluída), colocando tubos de diferentes tamanhos no subsolo com a menor perturbação possível à vida diária. Com a ajuda do revendedor oficial Pix4D Easepect, a HSC começou a implantar o viDoc RTK rover, PIX4Dcatch e PIX4Dcloud em suas instalações em todo o país.

Training room with orange boxes for viDoc cases
Easepect e HSC trabalharam juntos para aplicar os melhores fluxos de trabalho para PIX4Dcatch e viDoc para aumentar a produtividade

Detalhes do projeto

LocalSingapura
UsuárioHSC Pipeline Engineering Pte Ltd
HardwareviDoc RTK rover
iPhone 12 Pro Max
SoftwarePIX4Dcatch
PIX4Dcloud
Tamanho do projetoTudo de Singapura (728.6 km2)
Tempo de processamento<1 a 6 horas

Como o viDoc faz a diferença?

O HSC trabalhou em múltiplos projetos avaliados em milhões de dólares e que se estendem por qualquer lugar entre dois e dez anos. Um dos principais atores em Singapura, eles estão usando o software viDoc e Pix4D para documentar a colocação de tubos com alta precisão. Seus principais objetivos são:

  • Reproduzir digitalmente trincheiras escavadas e apresentá-las aos interessados que desejem fazer inspeções, revisões e análises posteriores.
  • Completar as inspeções mais rapidamente, aproveitando a precisão RTK e os gêmeos digitais gerados na PIX4Dcloud com coordenadas e medidas.

A colocação de dutos em Singapura requer uma infinidade de permissões e exige o fechamento de estradas. Isto requer uma coordenação extensa entre recursos, equipamentos e mão-de-obra para preparar um local, cavar a trincheira, colocar tubulações e encher novamente a escavação o mais rápido possível. Documentar isto é um desafio a longo prazo para a HSC devido à pressão do tempo. A combinação do viDoc RTK rover e PIX4Dcatch é uma solução empolgante. É um fluxo de trabalho poderoso e leve que qualquer leigo pode pegar e operar efetivamente. O scanner 3D portátil habilitado para GPS é um game changer para construção. A varredura do local com o rover viDoc RTK leva menos de um minuto para os furos de teste.

Escavações de valas em Singapura

A HSC tem visto benefícios em trabalhar com o viDoc rover para várias operações, incluindo escavações de trincheiras. 10% das escavações da empresa são feitas para a inspeção, conhecidas no setor como furos de ensaio. Este tipo de escavação requer cerca de 5 a 10 pessoas para cavar, medir e aterrar. Estes furos experimentais devem ser cavados a cada 30 metros enquanto se colocam as utilidades subterrâneas. A HSC coloca mais de 3.000 metros de tubos por mês, de modo que o compromisso operacional dos furos de ensaio pode chegar a 67.200 horas de trabalho por ano e custar US$ 1.800.000.

Os modelos 3D criados com o rover viDoc RTK e PIX4Dcloud têm um alto grau de precisão e são gêmeos digitais da realidade. Eles podem ser usados para manter registros do trabalho realizado pela HSC, assim como para medir e analisar a escavação. Os recursos também podem ser facilmente compartilhados via PIX4Dcloud, para que as partes interessadas em toda Singapura possam ter acesso aos dados. Isto ajuda a reduzir as visitas desnecessárias ao local, pois o gêmeo digital realista é fácil de navegar e observar, o que aumenta o valor do fluxo de trabalho.

Os modelos 3D são hospedados e compartilhados na PIX4Dcloud para facilitar a comunicação.

Mais sucesso pela HSC Pipeline Engineering

O viDoc RTK rover está acelerando as operações em 30 – 50%. Como resultado do uso do viDoc RTK rover e do fluxo de trabalho Pix4D, a HSC descobriu que eles podem acelerar as operações de inspeção em até 30 a 50%, de acordo com o projeto. Isto aumenta a produtividade para a colocação de tubos em 5%, fazendo a diferença para as capacidades operacionais do HSC.

“Temos imagens, gêmeos digitais e, mais importante ainda, dados acionáveis disponíveis em tempo recorde para que nossas partes interessadas internas e externas possam usar através da solução Pix4D”.

afirma Foo Zhi Rui, Executivo de Desenvolvimento de Operações, HSC
Textured mesh in PIX4Dcloud from scans with viDoc RTK and PIX4Dcatch
Os furos de ensaio podem ser medidos na PIX4Dcloud como um registro de construção preciso

Levantamento terrestre de confiança

A HSC não é uma empresa de topografia, mas é especialista em construção e infraestrutura. No entanto, a empresa precisa de dados topográficos. Eles destacaram a facilidade de uso do PIX4Dcatch e do viDoc RTK rover, e como seu fluxo de trabalho completo torna este processo mais fácil.

“A combinação de PIX4Dcatch, viDoc e PIX4Dcloud nos permitiu criar varreduras 3D de alta qualidade que são geoespacialmente precisas e fáceis de compartilhar com as partes interessadas. Não só o fluxo de trabalho é intuitivo e sem problemas, como também está a uma fração do custo de outras soluções multipartes disponíveis no mercado”.

afirma Shane Shi, Diretor Gerente

Os agrimensores podem tomar medidas de tubos e suas localizações com confiança e com o mínimo de erro. Isto cumpre a ambição da HSC de ter gêmeos digitais precisos que possam ser compartilhados (facilmente feitos via PIX4Dcloud) e que possam usar como fonte de verdade para registros de infraestrutura. Os engenheiros podem atualizar anotações em referência ao trabalho que é concluído em vez de confiar em relatórios de segunda mão. Isso também significa que os reguladores podem conduzir inspeções completas fora do local e economizar uma quantidade de tempo desordenada alinhando seus cronogramas com os do HSC.

IMA BLO viDoc Visuals-for-HSC-Piping 2
HSC e Easepect têm tido rápido sucesso no trabalho com o viDoc RTK rover

Em geral, esta solução provou ser um grande sucesso para a HSC com resultados mensuráveis. Como eles continuam trabalhando com a Easepect para continuar melhorando a precisão e descobrindo novas técnicas para trabalhar com o viDoc RTK rover, eles podem estar confiantes nos resultados e resultados que eles fornecem aos seus clientes. O baixo preço do viDoc RTK em comparação com os rovers GPS alternativos não é uma troca por menor precisão. A HSC obtém o melhor de ambos e tem um fluxo de trabalho mais fácil que eles acreditam que os topógrafos do mundo inteiro irão apreciar.

Veja como você pode digitalizar e documentar valas e objetos construídos em canteiros de obras com um scanner portátil – viDoc RTK rover.

O futuro da topografia terrestre precisa

Obtenha modelos precisos de seu trabalho e compartilhe-os on-line

viDoc RTK | Sobre a PIX4Dcloud