Conhecer as características do solo e da topografia de uma região é fundamental para o sucesso de um projeto de engenharia nas intervenções, construções e melhorias do sistema viário. Isso porque tratam-se, na maioria das vezes, de projetos de grande escala, que demandam pesados investimentos, em que erros podem gerar grandes prejuízos. Por esse motivo, a Topocart aplica tecnologia de ponta, de forma a garantir a precisão necessária para o sucesso dos objetivos.

Em 2022 a Topocart utilizou a tecnologia de perfilamento laser terrestre mobile combinado ao perfilamento laser aéreo para mapear mais de 2.5 mil quilômetros de rodovias no território brasileiro. Isso garantiu a obtenção de uma base topográfica ultra precisa, que servirá de insumo para estudos, bem como projetos básicos e executivos de engenharia com a finalidade de melhoria de sistemas viários e rodoviários.

Todo esse levantamento foi realizado em apenas 120 dias, utilizando a aeronave Piper Seneca II equipado com um Sistema Aerotransportado Trimble H68i e um automóvel equipado com o Sistema Mobile Leica Pegasus II. Com a combinação de tecnologias, foi possível levantar os detalhes do terreno, como: erosões, macro drenagem, taludes de corte e aterro, interferências de ocupação da faixa de domínio, sinalização viária e rugosidade do pavimento existente, dentre outros (OAC – OAE). Esses dados subsidiarão estudos e projetos de novas vias e também para melhoria da banda de rodagem das pistas existentes, com otimização de custos, uma vez que se conhece exatamente o volume de fresagem e recapeamento necessários.

Além do nível de detalhe no pavimento e na faixa de domínio, um grande diferencial dos projetos realizados pela Topocart é a aderência dos dados ao Sistema Geodésico Brasileiro SGB-IBGE e em conformidade com as Normas do DNIT, com implantação e rede de pares de marcos nivelados geometricamente, gerando um banco de dados preciso e imprescindível para o êxito dos projetos.

Características

Equipamento Laser AéreoLaser Terrestre
Densidade de pontos 5 ptos/m² 200 ptos/m²
Espaçamento de pontos 25 cm 1 cm
Resolução da imagem 10 cm 1 cm
Largura da faixa 300 m Plataforma via ~ 60 m
Precisão relativa 5 cm 0,5 cm
Precisão relativa 10 cm 3 cm
Levantamento terrestre
Laser Terrestre – Detalhamento do pavimento
Laser Aéreo – Completude na faixa de domínio e região lindeira
Laser Terrestre + Laser Aéreo

Mais informações:
www.topocart.com.br

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso