A Volocopter, empresa alemã que está construindo eVTOLs e soluções de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês), firmou um acordo com a SITA, fornecedora de TI para o setor de transporte aéreo, para o desenvolvimento de sistemas digitais e de TI para vertiportos. No acordo, a SITA também se tornou investidora da Volocopter em uma rodada de financiamento da Série E.

Na parceria, a SITA levará a experiência do setor aéreo para a indústria de AAM, desenvolvendo novos padrões operacionais e uma experiência digital para os passageiros de eVTOLs. Por sua vez, a Volocopter entrará com o sistema operacional digital da empresa, o VoloIQ, que conecta todos os parceiros no ecossistema de AAM.

Quando devidamente certificado, o eVTOL batizado de VoloCity operará rotas em megacidades congestionadas para oferecer aos futuros passageiros voos estáveis, silenciosos e seguros, a partir de vertiportos. A parceria, portanto, tem o potencial de moldar os padrões da indústria da aviação.

“A SITA é uma fornecedora líder de TI para aeroportos e companhias aéreas, e acreditamos que não há melhor parceira para tornar possível nossa experiência de viagem.”

Christian Bauer, CCO da Volocopter.

“A Volocopter está na vanguarda para tornar os táxis aéreos elétricos uma realidade. Na SITA, desempenharemos um papel fundamental na entrega deste novo mundo digital de UAM e na definição de uma abordagem mais inteligente e integrada para viagens aéreas em um ambiente urbano. Juntos, vamos da teoria para a prática já em 2024, quando esperamos que os primeiros eVTOLs comerciais decolem.”

Sergio Colella, presidente da SITA para a Europa.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada no WhatsApp

1° Fórum eVTOL discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura