O Projeto Giro Neves é um programa criado pela Prefeitura com o objetivo de mapear o município com informações relevantes, além de atualizar o cadastro imobiliário. O levantamento norteará ações da gestão municipal em diversas áreas como: transporte coletivo, limpeza urbana, iluminação pública, coleta de lixo, entre outras, com o objetivo de gerenciar o progresso da cidade.

O programa conta com 3 fases para aquisição de dados, a serem realizadas pela empresa Topocart, quais sejam:

  • Levantamento aerofotogramétrico: sobrevoo da cidade com aeronaves equipadas com sensores fotogramétricos e lasers para obtenção dos dados com alta precisão, visando atender às áreas de: Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Defesa Civil, Meio Ambiente, Segurança Pública, Saúde, Educação, Agricultura, Finanças, Lazer e Turismo.
  • Mapeamento móvel terrestre 360°: veículos com equipamentos de última geração, que capturam imagens em alta resolução dos logradouros permitindo identificação de fachadas de imóveis, além de equipamentos urbanos existentes na cidade.
  • Cadastro em campo: cadastradores em campo realizarão entrevistas com os moradores com objetivo de atualizar os dados dos imóveis.

Todos esses dados serão inseridos na plataforma GEO360, o Sistema de Informações Geográficas desenvolvido pela Topocart, que é responsável por processar e gerar as informações. Ele contém diversas funções e módulos que auxiliam a gestão municipal, produzindo cenários e indicando onde melhor aplicar os recursos públicos.

O Diretor de Negócios da Topocart, Claudio Queiroz, explica:

“O GEO360 otimiza as tomadas de decisões dos gestores públicos, porque integra as diversas secretarias municipais, associando dados e informações georreferenciadas do município, de forma a assegurar decisões mais acertadas, aumentando a eficiência e inteligência da gestão da cidade de Ribeirão das Neves”.

MDT, curva de nível, infravermelho, ortofoto de Ribeirão das Neves/MG

Mais informações:
www.topocart.com.br

Receba notícias sobre Geotecnologias no seu WhatsApp ou
Receba nosso informativo no seu email

MundoGEO Connect 2023 destaca captura da realidade, inteligência geográfica, gêmeos digitais e metaverso