A Relativity Space, uma startup espacial baseada na Califórnia, lançou o primeiro foguete do mundo impresso em 3D. A operação ocorreu na noite desta quarta-feira (22) a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos.

O veículo Terran 1, porém, não atingiu a órbita como planejado. Após a separação do primeiro estágio, houve uma falha técnica que impediu o estágio superior de ter potência suficiente para seguir até a órbita. Nesse primeiro voo, o foguete não carregou nenhuma carga útil.

Mesmo assim a Relativity Space considerou a missão batizada de “Good Lucky, Had Fun” como um sucesso. “Conseguimos passar pelo Max-Q, o estado de estresse mais alto em nossas estruturas impressas. Essa é a maior prova para nossa nova abordagem de fabricação. Hoje é uma grande vitória, com muitas estreias históricas”, informou a empresa.

O Terran 1 tinha 33 metros de altura e pesava 9 toneladas, sendo 85% impresso em 3D, inclusive os 10 motores, sendo 9 do primeiro estágio e 1 do segundo, exatamente o que apresentou a anomalia. De acordo com a Relativity Space, o investimento para a missão foi de US$ 12 milhões.

O Terran 1 faz parte do plano da empresa de fabricar o Terran R, um foguete ainda maior, reutilizável, com capacidade de carga útil de 20.000 kg em órbita baixa, e com 95% da estrutura impressa em 3D. O veículo está em construção e a previsão é de que seja lançado em 2024.

A Relativity Space já assinou contratos para lançamentos com algumas empresas, incluindo a OneWeb com sua constelação de satélites para prover internet de banda larga. Além disso, com o Terran R, a empresa californiana espera auxiliar nas missões para a Lua e Marte. No total, a Relativity Space tem contratos assinados que somam cerca de US$ 1,65 bilhão.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023