A WEG lançou a primeira versão do WEG Mobile Robot (WMR), um robô móvel autônomo (AMR, na sigla em inglês) que promete melhorar a eficiência operacional das atividades realizadas em ambientes internos das indústrias.

Desenvolvido para otimizar processos que normalmente demandam esforços repetitivos na intralogística, o novo robô da WEG opera em um sistema de navegação natural ou por contorno que, por métodos como o SLAM (Simultaneous Localization and Mapping), realiza uma navegação autônoma, desviando de obstáculos dinâmicos em seu percurso e replaneja rotas alternativas automaticamente quando situações de bloqueio são identificadas.

O sistema de segurança para prevenção de colisões é um dos diferenciais do produto, que o torna viável ao trabalho de transporte e movimentação de cargas em meio a áreas compartilhadas com os operadores. Além disso, o produto acompanha acessórios como bateria, joystick e estação de carregamento.

O cliente também consegue monitorar e comandar a frota de robôs por meio do software WMR Fleet Management, que é capaz de integrar robôs móveis autônomos de diferentes marcas e modelos. Na ferramenta também é possível criar simulações de cenários, análise de possíveis conflitos, gerenciamento de múltiplos usuários, independência de fabricantes, integração com a plataforma IoT WEGnology e outras aplicações como o MES (Manufacturing Execution System).

“O lançamento desse produto inovador é uma das estratégias da companhia de trazer à indústria um diferencial em termos de ganho de eficiência. O equipamento tem alimentação puramente elétrica e de baterias, o que significa que possibilitará ganhos adicionais de consumo de recursos para os nossos clientes, que já se mantêm alinhados às tecnologias da indústria 4.0.”

Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente da WEG Digital & Sistemas.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp

1° Fórum de Robótica e Mobilidade Móvel Autônoma vai debater aplicações e demandas do mercado