O governo da Austrália anunciou que o consórcio Australian Remote Operations for Space and Earth (AROSE) foi selecionado para o Estágio 1 da missão Trailblazer. Essa missão é uma colaboração entre a Agência Espacial Australiana (ASA) e a NASA. O coração operacional da missão será o Space Automation, AI, Robotics Command & Control Centre (SpAARC), em Perth, aberto recentemente pela Fugro.

A missão Trailblazer verá o design, desenvolvimento, teste e operação de um rover de serviços de fundação lunar. A missão do rover da ASA é coletar solo lunar e entregá-lo a uma instalação de processamento da NASA na Lua. Este será o primeiro passo para extrair oxigênio da superfície lunar, o que será vital para apoiar uma presença humana sustentável na Lua, em Marte e além.

A equipe SpAARC liderará o projeto Trailblazer, bem como o design do rover, carga útil e operações da missão lunar. O Estágio 1 será concluído em 2024 com a atual data de lançamento estimada do Estágio 2 em 2027.

“O espaço não é apenas um ambiente altamente desafiador para se trabalhar, é também o campo de provas para robótica, automação e operações em ambientes hostis. já existem muitos avanços tecnológicos na Terra hoje que têm suas origens no espaço.”

Sam Forbes, diretor da SpAARC.

Este projeto recebeu financiamento do governo australiano através da ASA. O governo da Austrália Ocidental também está apoiando as atividades do Estágio 1.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023