A startup de educação Ideia Space está levando para instituições de ensino os benefícios da Educação Espacial, que se dedica ao estudo do espaço e sua relação com a sociedade, a natureza e a tecnologia. A partir de uma metodologia de ensino inovadora, o aluno tem a possibilidade de se tornar protagonista no processo educacional, identificando problemas e propondo soluções por meio da criação de uma missão espacial e construção de pequenos satélites.

Ao incluir a Educação Espacial na grade curricular, as escolas oferecem aos seus alunos uma oportunidade única de ampliar seus horizontes e desenvolver habilidades importantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Além disso, a Educação Espacial pode inspirar os jovens a seguirem carreiras em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Em um ambiente instigante, o Ideia Space acrescentou estudos e pesquisas em múltiplas áreas do conhecimento, o que permite ao estudante uma aprendizagem significativa com a interação dos conteúdos entre si. Ao tornar-se protagonista da própria aprendizagem, o aluno é encorajado a investigar, experimentar e criar, tornando-se assim mais confiante e independente.

“No Ideia Space, acreditamos que a educação espacial é fundamental para desenvolver habilidades críticas, criativas e colaborativas nos alunos, além de inspirá-los a explorar novos horizontes e desafios. É por isso que oferecemos soluções educacionais inovadoras que ajudam as escolas a implementarem a Educação Espacial efetivamente, com recursos pedagógicos interativos e interdisciplinares, capacitação de professores, tecnologia de ponta e atividades práticas envolventes. Queremos contribuir para transformar a educação em uma jornada estimulante e significativa para os alunos, preparando-os para os desafios do futuro”, diz o CEO do Ideia Space, Leonardo Souza.

A metodologia do Ideia Space já foi abraçada, por exemplo, pelo Centro Educacional Pia-Máter, de Brasília, que acrescentou a Educação Espacial ao currículo das turmas do Ensino Fundamental 1. Nas aulas, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre a história da exploração espacial, as tecnologias utilizadas para investigar o espaço, as possibilidades de vida em outros planetas, entre outras questões fundamentais para o nosso entendimento do universo. Os alunos ainda têm a chance de participar de atividades práticas, como a construção de modelos de foguetes, satélites, luneta newtoniana e sondas espaciais.

“Nossa escola valeu-se da curiosidade natural da criança para adicionar a Educação Espacial ao nosso currículo. A curiosidade da humanidade e, principalmente, das crianças acerca do espaço e a perspectiva de realizar uma educação diferenciada a partir de um tema instigante foram o que nos fizeram trazer o Ideia Space para nossa escola”, conta a diretora do Pia-Máter, Leila Maia.

Educação Espacial como agente transformador

A partir do Projeto Empreender para a Vida, realizado pela Associação dos Jovens Empresários do Distrito Federal (AJEDF) em parceria com o governo do Distrito Federal, o Ideia Space levou a Educação Espacial para crianças e adolescentes em situação de medidas protetivas acolhidos pela instituição Lar de São José, uma organização não governamental localizada em Taguatinga.

A participação do Ideia Space nessa instituição levou para a vida dos jovens participantes uma outra visão sobre a robótica e o espaço, fazendo com que eles refletissem sobre a importância do trabalho em equipe, organização e vivência no mundo espacial. Eles tiveram participação direta na construção dos modelos dos satélites para uma possível missão espacial. Eles ainda participaram da Campus Party, onde puderam ver de perto várias experiências na área da robótica.

”A valorização social oferecida para os jovens em situação de vulnerabilidade social do Lar de São José foi  imprescindível para que elas compreendessem que o espaço não está tão longe assim de sua realidade. A Educação Espacial gerou nesses jovens o interesse e a confiança em poder alcançar uma realidade que para alguns jovens parecia distante”, atesta a assistente social Jussiara.

O contato dos jovens do Lar de São José com a Educação Espacial mostrou que os benefícios da metodologia vão além da aquisição de conhecimentos científicos, possibilitando a construção de autonomia e a melhoria na autoestima, com novas perspectivas de crescimento pessoal e profissional, mesmo em momentos conturbados da vida.

Como implementar a metodologia do Ideia Space

Com a experiência e conhecimento sobre Educação Espacial, o Ideia Space oferece soluções personalizadas que atendem às necessidades de cada escola. Com a ajuda da startup, as escolas podem implementar uma abordagem interdisciplinar, utilizar recursos diversificados e promover práticas pedagógicas inclusivas.

Para implementar a metodologia, é necessário considerar alguns aspectos. Primeiramente, a escola precisa trabalhar com uma abordagem interdisciplinar no ensino para que os alunos possam relacionar os conteúdos de diferentes disciplinas entre si. Dessa forma, a aprendizagem torna-se mais significativa e permite uma compreensão mais abrangente dos temas abordados. Além disso, é fundamental que as práticas pedagógicas sejam inclusivas, para que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem.

Outro ponto importante é a utilização de recursos diversos, que vão desde materiais simples, como sucatas, até a utilização de tecnologia, como planetários. Esses recursos são essenciais para os alunos poderem ter uma experiência mais completa e imersiva, contribuindo para o enriquecimento de seu processo de aprendizagem.

“A Educação Espacial é uma área que tem muito a oferecer aos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento socioemocional, a formação de equipes colaborativas, o enriquecimento de seu vocabulário e o estímulo ao seu pensamento crítico. Com a ajuda do Ideia Space, as escolas podem implementar a educação espacial efetivamente, promovendo o aprendizado significativo e formando cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios do futuro”, completa o CEO do Ideia Space, Leonardo Souza.

A Ideia Space também vai promover o Space Education Summit, evento voltado para diretores, gestores escolares, professores e lideranças educacionais, que ocorrerá durante o SpaceBR Show 2023. Saiba mais: https://spacebrshow.com/space-education-summit/.

Para saber mais sobre o Ideia Space, acesse o site: www.ideiaspace.com.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023