O VCUB1, o primeiro nanossatélite de alto desempenho desenvolvido pela indústria nacional, foi lançado na madrugada deste sábado (15), às 3h48 (horário de Brasília), a partir da base de Vandenberg, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX, que cumpriu a missão Transporter-7.

Produzido pela Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre Embraer Defesa & Segurança e Telebras, o VCUB1 tem apenas 12 quilos de massa, mas carrega equipamentos de última geração, incluindo uma câmera de alta resolução capaz de coletar imagens com detalhamento de 3,5 metros, adequado para aplicações agrícolas e de proteção ao meio ambiente.

O nanossatélite ainda conta com um sistema de coleta de dados na banda UHF, voltado a aplicações de coleta de dados hidro-meteorológicos, mas que pode atender futuramente a outras aplicações de internet das coisas (IoT).

O nanossatélite passará 14 vezes por dia ao redor da Terra, garantindo ganhos na periodicidade de coleta das imagens. podendo passar de intervalos de cinco dias para uma frequência de até dois dias, aumentando a probabilidade de coletar imagens sem nuvens.

O VCUB1 coleciona diversos marcos para o setor espacial brasileiro. Ele é o primeiro satélite com software embarcado integralmente nacional, tem a primeira câmera reflexiva projetada e produzida no Brasil, e cumpre a primeira missão de sensoriamento remoto realizada por uma empresa privada brasileira.

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp

3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios

Veja a planta da feira SpaceBR Show 2023