A Lilium anunciou que o seu eVTOL demonstrador, o Phoenix 2, atingiu a velocidade máxima de 250 km/h durante um voo de teste. O fato é considerado pela empresa alemã um marco no programa de ensaios que visa buscar a certificação da aeronave na Europa para iniciar a operação comercial em 2025.

A companhia tem realizado os ensaios em voo a partir de um aeroporto no Sul da Espanha com um eVTOL pilotado remotamente e sem pessoas a bordo. A única carga do Phoenix são os próprios instrumentos, dispositivos de gravação e rádios para a operação a partir do solo. O voo em questão durou apenas cinco minutos e meio.

A capacidade de atingir de forma gradativa a velocidade máxima prevista no projeto é uma das exigências da Agência Europeia para a Segurança de Voo (EASA), que é o órgão responsável pela certificação do eVTOL da Lilium, que será o Lilium Jet e terá capacidade para cinco passageiros.

A companhia aérea Azul é uma das parceiras da Lilium. Em 2021, a empresa brasileira assinou um acordo de até US$ 1 bilhão para a aquisição de 220 eVTOLs. A previsão de início das operações é 2025, dependendo da certificação na Europa e também da autorização pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada no WhatsApp

1° Fórum eVTOL discutirá mercado, regulamentação e infraestrutura