Estão abertas as inscrições para visitar a feira DroneShow, MundoGEO Connect e SpaceBR Show 2023, de 9 a 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Dentre as atividades livres para os participantes da feira está o Workshop do IBGE, que será realizado no dia 10 de maio no período da tarde, com foco nos Produtos e Serviços para o Georreferenciamento de Precisão e o Uso das Geotecnologias no Censo Demográfico 2022.

O objetivo é apresentar para o público as atividades do IBGE referentes aos produtos e serviços para o georreferenciamento de precisão: RBMC, RBMC-IP, IBGE-PPP, hgeoHNOR, Banco de Dados Geodésicos (BDG), homologação de Marcos Geodésicos e APIs da Geodésia, e as Geotecnologias utilizadas no Censo Demográfico 2022, incluindo o reconhecimento e mapeamento do território, a coleta de informações georreferenciadas, o uso de imagens de alta resolução, o conjunto de recortes geográficos relevantes, o monitoramento da coleta a partir da Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e a disseminação de informações estatísticas e geoespaciais integradas, além do uso do Quadro Estatístico Geoespacial Global (GSGF, sigla em inglês).

Programação

14 às 14h10 – Abertura

Miriam Barbuda – Diretora Adjunta de Geociências – DGC/IBGE

14h10 às 15h – Produtos e serviços para o georreferenciamento de precisão: RBMC, RBMC-IP, IBGE-PPP, hgeoHNOR, Banco de Dados Geodésicos (BDG), homologação de Marcos Geodésicos e APIs da Geodésia

Guiderlan Mantovani – gerente de redes de referência planialtimétricas da Coordenação de Geodésia – CGED/DGC/IBGE

Nas últimas duas décadas, desde a adoção oficial do sistema de referência SIRGAS2000 — totalmente compatível com o posicionamento por satélites, o IBGE vem acompanhando o avanço tecnológico no georreferenciamento de precisão, alterando, assim, os seus processos de trabalho, com o objetivo de atender a comunidade usuária. Esta apresentação abordará as principais características dos produtos e serviços disponibilizados para o georreferenciamento de precisão, as estatísticas de uso e suas perspectivas futuras.

15h às 18h – Geotecnologias no Censo Demográfico 2022

O Censo Demográfico tem como objetivos principais a contagem da população do território nacional, a identificação de suas características, revelando como vivem os brasileiros. Com isso, são produzidas informações fundamentais para a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões, além de ser a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos e localidades — rurais ou urbanas. Neste contexto, as geotecnologias tornam-se fundamentais para o processo de coleta de dados de qualidade e para a integração da informação estatística e geoespacial. Esta seção está dividida em duas apresentações:

15h às 16h30 – Gestão Integrada da Informação Geoespacial no Censo Demográfico 2022: O GSGF, os recortes geográficos, o monitoramento da coleta a partir da PGI e a disseminação de informações estatísticas e geoespaciais integradas

Rafael Lopes – assessor técnico especializado da DGC/IBGE
Nesta apresentação serão abordadas as temáticas principais relacionadas ao uso das geotecnologias no Censo Demográfico 2022, incluindo o Quadro Estatístico Geoespacial Global (GSGF, sigla em inglês) — referência internacional para integração da informação estatística e geoespacial —, o conjunto de recortes geográficos relevantes, o monitoramento da coleta a partir da Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e a disseminação de informações estatísticas e geoespaciais integradas.

16h30 às 18h – Retratando o Território no Censo Demográfico 2022: Reconhecimento e Mapeamento do Território, a Coleta de Informações Georreferenciadas e o Uso de Imagens de Alta Resolução

Roberto Tavares – Coordenador de Estruturas Territoriais – CETE/DGC/IBGE. Nesta apresentação serão abordadas as temáticas referentes ao reconhecimento e mapeamento do território, a coleta de informações georreferenciadas e ao uso de imagens de alta resolução no Censo Demográfico 2022.

Confira a programação do Workshop em www.mundogeoconnect.com/2023/workshop-ibge.

Cursos, Seminários e Fóruns

Além das atividades livres da feira, a programação do evento conta com cursos, seminários e fóruns. Para conhecer o conteúdo detalhado de cada atividade e fazer sua inscrição antecipada com desconto, acesse a página com a programação completa.

Fazendo sua inscrição em um ou mais cursos ou seminários, o acesso à feira para os 3 dias é livre. Conheça os expositores.

Vídeo com um resumo da última edição do DroneShow, MundoGEO Connect e SpaceBR Show:

Acompanhe as novidades do evento nos sites:
www.droneshowla.com
www.mundogeoconnect.com
www.spacebrshow.com