A empresa GE21 Geotecnologias estará presente na feira MundoGEO Connect, DroneShow e SpaceBR Show, que acontece de 9 a 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A GE21 Geotecnologias apoia o governo do estado de São Paulo no desenvolvimento de políticas públicas. Planejamento territorial, construção de resiliência às mudanças climáticas e outras ações vêm sendo apoiadas por infraestruturas tecnológicas para dados geoespaciais.

Há quase 10 anos a equipe da GE21 Geotecnologias iniciava a implantação do DataGEO. A infraestrutura de dados espaciais (IDE) se transformou em um dos principais instrumentos de gestão territorial voltados para o meio ambiente no estado. Em 2018 a plataforma passou por um processo de expansão para atender os mais de 100 mil de acessos mensais.

Em 2020 participou da concepção e implantação da RedeZEE. Responsável pela integração de dados de diversos temas em torno da elaboração do ZEE-SP (Zoneamento Ecológico-econômico estadual). Este instrumento permite a criação de políticas de ordenamento do território. A conexão entre os diversos atores se deu a partir de uma IDE equipada com funcionalidades de análise espacial e geodesign.

Entre 2021 e 2022 esta mesma plataforma teve um papel fundamental no enfrentamento das mudanças climáticas no estado de São Paulo. O projeto Municípios Paulistas Resilientes – PMPR – reuniu mais de 13 municípios, incluindo a Baixada Santista, no esforço de elaborar planos de resiliência às mudanças do clima. O ambiente de discussão e análise da plataforma foi utilizado por técnicos dos municípios para acessar e produzir informações geoespaciais relacionadas ao tema.

Fonte: SEMIL-SP

A GE21 inicia 2023 com um novo desafio: o de evoluir a IDESP – Infraestrutura de Dados Espaciais Estadual. Sob a coordenação do Instituto Geográfico Cartográfico (IGC-SP) a empresa mineira desenvolverá uma nova plataforma para o estado. Depois de ter passado por experiências importantes como o Geobases no estado do Espírito Santo a empresa tem agora a missão de criar uma estrutura robusta para a IDE estadual receber os novos produtos do aerolevantamento coordenado pelo instituto.

A nova cartografia do estado tem papel fundamental para diversas políticas públicas. O IGC-SP passa a compor a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, dando suporte a diversas iniciativas envolvendo as cidades e os programas habitacionais. A IDESP oferecerá ferramentas pensadas para apoiar estas iniciativas. As inciativas do órgão no mapeamento das áreas do litoral norte paulista atingidas pelas últimas chuvas e no planejamento das ações de recuperação também devem fazer parte da IDESP. Ela será utilizada para integrar municípios e entidades estaduais para discussões de ações na região.

A missão inicial de integrar as informações geoespaciais do estado ganha novos contornos desde a sua criação em 2015. A IDESP deve atuar como nó estadual integrando iniciativas como o Geosampa, o DataGEO, a RedeZEE, sem falar na relação com outras instâncias como a INDE e as IDE de estados vizinhos que compartilham de políticas territoriais.

A experiência acumulada pela GE21 na implantação de diversas IDE ao longo dos últimos 10 anos traz segurança no enfrentamento dos desafios presentes nas gestões atuais e permite incorporar às soluções tecnológicas grandes novidades para a evolução destas mesmas infraestruturas junto as iniciativas privadas e aos órgãos governamentais.

A GE21 estará no estande 244 na feira MundoGEO Connect, DroneShow e SpaceBR Show 2023.

Mais informações:
www.ge21gt.com.br

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é corredor-cheio-droneshow-2022.jpg

Vídeo com um resumo do evento de 2022:

Planta da feira 2023:

Lista completa dos expositores de 2023

Cursos, Seminários e Fóruns

Além da feira de produtos e serviços, o MundoGEO Connect, DroneShow e SpaceBR Show contará com cursos, seminários e fóruns.

Mais informações e inscrições: