O Moya eVTOL está avançando dentro do cronograma e do orçamento, o que é significativo para um novo projeto, partindo de uma folha de papel em branco. Temos a nosso favor a trajetória de nossos profissionais, com grande experiência no desenvolvimento de projetos aeronáuticos e em eletrificação. Eles já finalizaram o projeto com todas as especificações técnicas definidas.

O final do ano está chegando. Planejamos na Moya Aero fazer nosso primeiro voo durante a primavera no Hemisfério Sul. Nossa equipe está trabalhando muito e com muita precisão para ter nosso protótipo pronto. Este protótipo é um veículo quase em escala real com uma envergadura de 5,5 metros.

A preparação para o voo é uma fase emocionante, quando são tomadas as decisões mais críticas que influenciarão nosso sucesso futuro. Já adquirimos 100% dos equipamentos aeronáuticos de fornecedores renomados e inovadores.

As partes centrais da aeronave, como asas e fuselagem, são fabricadas com materiais compósitos, principalmente fibra de carbono e resina epóxi, por meio de moldes para laminação, o que tornará o Moya eVTOL mais leve e eficiente. Assim, com a utilização de material compósito, haverá maior confiabilidade e redução de componentes e massa sem comprometer a rigidez estrutural. A grande vantagem é a redução de peso, que leva o sistema a ter maior capacidade de carga e alcance, aumentando ainda mais a produtividade e facilitando a operação da aeronave. Já construímos cerca de 90% da estrutura em material compósito. Nossos colegas dedicarão os próximos dias à produção das últimas carenagens e trem de pouso, especialmente desenvolvidos para o veículo.

Ao mesmo tempo, a cablagem dos sistemas de energia (motores) e o sistema de energia elétrica (baterias) estão prontos.

Mas temos diferentes frentes de atuação. Nosso modelo de simulação digital está em desenvolvimento, rodando rápido para fazermos os ajustes antes do primeiro voo.

Enquanto isso, os testes de powertrain e bateria estão em andamento, e a Ground Station está em fase de conclusão. Em relação à interação aero propulsiva, exploramos vários trade-offs durante a fase de projeto de engenharia por meio de estudos paramétricos usando Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD na sigla em inglês). O objetivo principal desses estudos é explorar o universo do design de uma configuração inovadora, como a forma do plano da asa, a envergadura e a incidência da asa.

Com o CFD analisamos o arrasto da configuração de voo horizontal para obter a configuração de fuselagem mais adequada. O design do Moya reduz em mais de 50% o arrasto total em comparação com outras configurações eVTOL Lift + Cruise.

O programa Moya eVTOL é patrocinado pela FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro. 

Não apenas o pessoal técnico e de produção está trabalhando sem parar. A equipe de mercado está intensificando as análises e construindo uma atuação contínua com a UFV – Universidade Federal de Viçosa, universidade referência na agricultura brasileira.

Por último, mas não menos importante, acabamos de iniciar importantes discussões sobre certificação com a ANAC, a autoridade brasileira de aviação. O Moya eVTOL está a caminho de ser o primeiro drone de carga de alta capacidade a voar na América Latina.

A Moya Aero estará presente na feira MundoGEO Connect, DroneShow e SpaceBR Show 2023 no estande 370.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é corredor-cheio-droneshow-2022.jpg

Vídeo com um resumo do evento de 2022:

Planta da feira 2023:

Lista completa dos expositores de 2023

Cursos, Seminários e Fóruns

Além da feira de produtos e serviços, o MundoGEO Connect, DroneShow e SpaceBR Show contará com cursos, seminários e fóruns.

Mais informações e inscrições: