A Thales estará presente na feira MundoGEO Connect, DroneShow e SpaceBR Show, que acontece de 9 a 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A empresa está focada no desenvolvimento de plataformas que permitem o controle do espaço aéreo com suas aeronaves tripuladas (ATM), integrando a gestão das aeronaves não tripuladas (UTM), e de olho nas oportunidades do mercado de drones no Brasil, o maior da América Latina.

De olho nas oportunidades do segmento de drones, a Thales, líder global em tecnologia, tem se dedicado cada vez mais ao desenvolvimento de soluções de ponta a ponta para integração de aeronaves não tripuladas, do conceito e criação até a implementação e manutenção dos equipamentos. As novidades mais recentes e que prometem ajudar o Brasil na evolução desse mercado são soluções em UTM para um controle mais seguro, econômico e eficiente dos equipamentos, e o Remote ID, um dispositivo utilizado para a identificação remota dos drones.

Luciano Macaferri, diretor geral da Thales no Brasil, diz que a empresa tem usado seu conhecimento em gestão do espaço aéreo para criar plataformas que possam viabilizar todas as oportunidades que o mercado de drones pode oferecer e revela que a estratégia da companhia tem sido apoiar empresas, governos e instituições na construção de um conceito de operação para o uso em larga escala dos drones.

“Estamos falando de estruturas específicas para voos em baixa altitude, que exigem uma coordenação muito precisa e personalizada para cada tipo de emprego. Estamos comprometidos em usar nossos avanços em voo, tráfego aéreo e inteligência artificial no segmento de drones porque sabemos que sem uma boa comunicação entre sistemas, corredores aéreos e tecnologias para avalição de risco, teremos mais ameaças do que vantagens nesse novo mercado”, ressalta.

Nas soluções em UTM, o Gerenciamento do Tráfego Não Tripulado na sigla em inglês, a Thales tem mantido o foco na integração de sistemas com tecnologias já existentes para o Gerenciamento do Tráfego Aéreo (ATM). A troca de informações tem permitido executar atividades como solicitação e autorização de decolagem, contato direto com a torre de controle, monitoramento do voo e gerenciamento de situações de emergência, evitando incidentes aéreos.

Esses serviços e produtos já estão em fase de implementação em alguns países, como Cingapura, França e nos Estados Unidos, A título de exemplo no estado de Dakota do Norte, onde o trabalho está mais avançado, as equipes da Thales estão concentradas na integração da infraestrutura nova e existente em um software de gerenciamento de tráfego baseado em nuvem, como uma plataforma de serviço (SaaS) em um centro de operações, que dá suporte aos usuários na missão Vantis de integração do UTM, possibilitando os voos com drones além da linha de visão (BVLOS – Beyond Visual Line of Sight da sigla em inglês).

Já a solução ScaleFlyt Remote ID é uma tecnologia que permite às autoridades da aviação civil e militar detectar e verificar em tempo real o número de registro de uma aeronave não tripulada, mesmo sem transmissão de dados, além de identificar seu condutor e confirmar sua autorização de voo. Além da eficiência comprovada, um dos principais diferenciais é o envio de dados criptografados em eSIM integrado e à prova de adulteração.

Além de contribuir para inovação e segurança do mercado, a estratégia da companhia com os novos investimentos é manter o posto de Nº1 do mundo como provedora de soluções para gerenciamento de tráfego – hoje, duas em cada três aeronaves decolam e pousam utilizando tecnologia Thales.

“O Brasil é o principal mercado de drones da América Latina e deve movimentar anualmente cerca de US$ 373 milhões até 2026, segundo um estudo da Drone Industry Insights. Temos observado um crescimento exponencial desse ecossistema e a medida em que ele cresce, a complexidade aumenta e surgem novos desafios para a segurança e a proteção, tanto de quem opera esses dispositivos quanto da aviação civil, das empresas e das pessoas em solo. E nós entendemos que o know-how da Thales é crucial nessas questões”, finaliza Luciano Macaferri.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas, investindo em inovações digitais e “deep tech” (conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologias quânticas) para construir um futuro em que todos podemos confiar, o que é crucial para o desenvolvimento de nossas sociedades.

O Grupo fornece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes – empresas, organizações e estados – nos mercados de defesa, aeronáutica, espaço, transporte e identidade e segurança digital a cumprir seus papéis fundamentais, tendo em consideração o indivíduo como força motriz por trás de todas as decisões.

A Thales possui 77.000 funcionários em 68 países. Em 2021, a empresa gerou vendas de 16,2 bilhões de euros.

A empresa estará presente no estande 343 da feira DroneShow 2023.

Mais informações:
www.thalesgroup.com

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é corredor-cheio-droneshow-2022.jpg

Vídeo com um resumo do evento de 2022:

Planta da feira 2023:

Lista completa dos expositores de 2023

Cursos, Seminários e Fóruns

Além da feira de produtos e serviços, o MundoGEO Connect, DroneShow e SpaceBR Show contará com cursos, seminários e fóruns.

Mais informações e inscrições: