O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou o rastreamento do veículo Ariane VA-260, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, na Guiana Francesa. A operação teve como finalidade coletar os dados de telemetria, enviando tais informações em tempo real para o Centro de Controle da missão, no CSG.

Cumprindo o horário previsto para o lançamento, o veículo foi lançado em 14 de abril às 09h15 (horário de Brasília). Segunda na cadeia de rastreamento, a Estação Natal executou todos os protocolos estabelecidos no Acordo de Cooperação Internacional para o sucesso da missão, a partir de 09h22m, durante seis minutos.

Neste lançamento, o veículo transportou como carga útil a espaçonave interplanetária Juice (Jupiter Yce Moons Explorer), cuja missão é explorar três luas de Júpiter: Ganimedes, Calisto e Europa, a fim de analisar ambientes possivelmente habitáveis.

Na oportunidade, alunos de graduação e doutorado na área de física e astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e membros do Escritório Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB), conheceram as atividades realizadas durante as Operações de Rastreamento, com a proposta de contribuir para a ampliação do escopo de conhecimentos e incentivar o grupo nas áreas de ciência, tecnologia e espaço.

O diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, enalteceu o comprometimento e profissionalismo diante da consciência situacional em que a Organização está inserida e o impacto dela no cenário nacional e internacional. “A Força Aérea Brasileira mantém seu histórico de compor esse time internacional, que rastreia e coleta informações cruciais de um veículo lançador no seu percurso até a órbita desejada. É realmente uma satisfação ver que vários avanços tecnológicos no planeta, e até fora dele, têm a participação de nosso time”, afirmou. 

Com informações da Força Aérea Brasileira.

Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp