A Honeywell lançou o VersaWave, um novo sistema de comunicação por satélite com 5G voltado para a indústria de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e sistemas aéreos não tripulados (UAS).

O VersaWave combina satcom, celular (ou seja, 5G, 4G, 3G), Wi-Fi e conectividade Bluetooth em um pacote pequeno e leve. Esses novos recursos de conectividade permitem a comunicação para voos BVLOS, ou seja, além da visada visual do piloto, para a indústria AAM e UAS.

Com apenas 1 kg, o VersaWave é uma solução de hardware e software que não apenas combina várias opções de conectividade em um único pacote, mas também faz a transição entre celular e satcom de forma automática, fornecendo conectividade confiável de satcom Inmarsat quando fora da cobertura celular.

 A capacidade celular do sistema inclui conectividade 5G de alta velocidade com suporte para baixa latência e altas transferências de dados a baixo custo, seja em redes públicas ou privadas. Ele também possui relatórios do Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS) a bordo para rastreamento de posição em tempo real.

“O VersaWave aprimora significativamente nosso pequeno sistema satcom introduzido em 2021 e esperamos que seja adotado não apenas pelo mercado AAM, mas também por clientes de defesa e comerciais”, disse Steve Hadden, vice-presidente e gerente geral de Serviços e Conectividade da Honeywell Aerospace.

O VersaWave com 5G permitirá o comando e controle do veículo, bem como a transferência de dados e streaming de vídeo. O sistema também é habilitado para Wi-Fi e Bluetooth para configuração remota.

O VersaWave com 5G está passando por qualificação e certificação e está planejado para estar disponível comercialmente no terceiro trimestre de 2023. Os usuários do sistema satcom atual podem atualizar com o mínimo de tempo de inatividade de suas plataformas AAM e UAS.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada no WhatsApp