A DroneShow, MundoGEO Connect e SpaceBR Show 2023 aconteceu de 9 a 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), superando todas as expectativas.

Este ano, os eventos aconteceram em dois andares pela última vez, pois em 2024 eles serão realizados de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte, na capital paulista, em uma espaço bem maior, com 9 mil metros quadrados.

Um ponto alto do evento deste ano foi a presença internacional, com representantes de 30 países, sendo 15 da América Latina. Estiveram presentes delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além de Angola, Azerbaijão, Bélgica, Canadá, China, Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Guiné-Bissau, Itália, Polônia, Suíça, Portugal e África do Sul.

Foram mais de 30 atividades, entre cursos, seminários, fóruns e eventos especiais, que reuniram mais de mil participantes.

Incluindo os visitantes da feira, o evento reuniu mais 5.700 profissionais do setor, sendo a maioria representando empresas usuárias de produtos e serviços, como cooperativas, produtores rurais, prefeituras, reflorestadoras, construção, mineradoras, concessionárias de energia e telecomunicações, e também instituições públicas estaduais e federais, além de entidades ligadas a segurança, defesa, logística e transporte.

Os principais destaques na programação foram as relacionadas ao uso de drones na pulverização, inspeções e mapeamento, além dos usos de tecnologias e informações geoespaciais na área ambiental, créditos de carbono e na gestão de cidades. Nos fóruns, as discussões foram intensas sobre mercado e na regulação de aeronaves, tecnologias embarcadas e controle do espaço aéreo. Dois fóruns foram realizados de forma pioneira na América Latina, com foco nos desafios tecnológicos e regulatórios e oportunidades comerciais nas áreas de eVTOL – popularmente conhecidos como carros voadores – e robótica móvel autônoma.

O evento também teve rodadas de negócios do setor espacial e apresentação de pitches pelas startups selecionadas dos setores de drones e espacial. Em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a MundoGEO, a Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA) realizou no local um evento de líderes das agências espaciais membros.

Na feira, os destaques foram as empresas, oferecendo um infinidade de drones de diferentes modelos, tamanhos e aplicações, bem como muita tecnologia embarcada. Na área de prestação de serviços, o destaque foram as empresas que proveem soluções a partir de coleta de dados terrestres, aéreos e orbitais, além de distribuidores de equipamentos que obtém dados com alta precisão, empresas de robótica e até equipamentos de suporte às atividades agrícolas como geradores de energia no campo.

Além da área de drones e geotecnologias, o setor espacial surpreendeu e teve um crescimento muito forte em relação ao evento anterior, em 2022, tanto na visitação como no número de expositores, com destaque para as empresas que representam a cadeia produtiva do setor, formada por lançadores, satélites e as inúmeras empresas que fornecem soluções.

Confira a planta da feira e expositores de 2023:

Lista completa dos expositores

Veja um resumo do evento de 2023:

2024

A próxima edição do evento será de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Coloque na sua agenda!

Mais informações:

Imagens: Lex Studio