A Bayanat, empresa fornecedora líder de soluções geoespaciais baseadas em Inteligência Artificial (IA), e a Al Yah Satellite Communications Company PJSC (Yahsat), fornecedora de soluções de satélite dos Emirados Árabes Unidos, anunciaram um Programa Espacial abrangente com o objetivo de desenvolver capacidades nacionais de sensoriamento remoto por satélite e Observação da Terra (EO) nos Emirados Árabes Unidos para abordar comercialmente as oportunidades de negócios no mercado local e global de EO.

O programa faz parte da parceria das duas empresas com a ICEYE, fabricante de satélites SAR sediada na Finlândia. A expansão das capacidades da Bayanat para o setor espacial posiciona a empresa para conduzir sua estratégia de crescimento e se tornar uma participante proeminente no setor.

O SAR é um sistema de sensoriamento ativo que ilumina a superfície da Terra e mede o sinal refletido para gerar imagens de alta resolução. Diferentemente dos satélites tradicionais de imagens ópticas, o SAR pode capturar imagens dia e noite, independentemente das condições climáticas ou da iluminação solar. Em comparação com outros serviços de satélite SAR da New Space, a antena de radar da ICEYE cobre áreas geográficas muito maiores ou, no outro extremo da escala, fornece imagens de maior resolução de áreas menores. 

O programa da Bayanat tem como objetivo desenvolver uma constelação de pelo menos cinco satélites SAR de órbita terrestre baixa (LEO – Low Earth Orbit) para fornecer um fluxo de dados consistente para soluções de ponta a ponta para aplicativos SAR.

Ele cobrirá toda a cadeia de valor, aproveitando as sinergias disponíveis nos recursos upstream e midstream da Yahsat, incluindo sua infraestrutura de satélite líder, bem como o amplo espectro de suas soluções inovadoras habilitadas por satélite em rápido crescimento, e os recursos downstream da Bayanat, como IA avançada e análise de dados, e aumentará significativamente as ofertas comerciais da Bayanat, fornecendo informações geoespaciais valiosas para vários setores de maneira rápida e precisa. 

O programa é um trampolim para a realização de um ecossistema espacial mais amplo nos Emirados Árabes Unidos, incluindo o desenvolvimento de recursos de fabricação de satélites no país. Ele proporcionará uma série de benefícios estratégicos para o país, incluindo o acesso à aquisição de dados soberanos de SAR, o aprimoramento da privacidade dos dados e o desenvolvimento dos recursos residentes do país para a exploração espacial.

Além disso, o programa estimulará a colaboração entre participantes estratégicos vitais no ecossistema espacial dos Emirados Árabes Unidos, fortalecerá a posição dos Emirados Árabes Unidos na tecnologia espacial e abrirá novas possibilidades para a Bayanat, a Yahsat e os futuros esforços de exploração espacial do país.

“O lançamento do primeiro satélite LEO, programado para o primeiro trimestre de 2024, aumentará significativamente as ofertas existentes da Bayanat para fornecer serviços mais abrangentes e de alta qualidade aos clientes locais e internacionais”, disse o CEO da Bayanat, Hasan AlHosani.

O CEO do Grupo Yahsat, Ali Al Hashemi, comentou que a empresa “tem o compromisso de unir forças com várias entidades comerciais e governamentais para fortalecer a liderança dos Emirados Árabes Unidos no setor espacial na região MENA, com o apoio da infraestrutura de classe mundial e do conjunto de soluções inovadoras da Yahsat.”

 “Temos a honra de contribuir com o programa espacial da Bayanat, atendendo aos sofisticados requisitos de imagens de seus clientes mais exigentes nos Emirados Árabes Unidos. Até o lançamento no próximo ano, forneceremos acesso aos nossos satélites já em órbita, para que a Bayanat possa começar a utilizar imagens de satélite de radar em benefício dos clientes dos setores público e privado nos Emirados Árabes Unidos”, completou o CEO e cofundador da ICEYE, Rafal Modrzewski.

Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp