A NASA selecionou a Blue Origin para o desenvolvimento de um módulo de pouso lunar destinado ao transporte de astronautas para a Lua. A Blue Origin desenvolverá o módulo junto com a Lockheed Martin, Draper, Boeing, Astrobotic e Honeybee Robotics.

A empresa de Jeff Bezos projetará, desenvolverá, testará e verificará o módulo de pouso Blue Moon para atender aos requisitos do sistema de pouso humano da NASA para expedições recorrentes de astronautas à superfície lunar, incluindo o acoplamento com Gateway, uma estação espacial onde a tripulação é transferida em órbita lunar.

Além do trabalho de design e desenvolvimento, o contrato inclui uma missão de demonstração não tripulada à superfície lunar antes de uma demonstração tripulada na missão Artemis V em 2029. O valor total do contrato é de US$ 3,4 bilhões.

“Estamos na era de ouro dos voos espaciais tripulados, possibilitados pelas parcerias comerciais e internacionais da NASA. Juntos, estamos fazendo um investimento na infraestrutura que abrirá caminho para o pouso dos primeiros astronautas em Marte”, disse o diretor da NASA, Bill Nelson.

Para a missão Artemis V, o foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial) da NASA lançará quatro astronautas à órbita lunar a bordo da espaçonave Orion. Assim que o Orion atracar com o Gateway, dois astronautas serão transferidos para o sistema de pouso humano da Blue Origin para uma viagem de uma semana à região do Pólo Sul da Lua, onde conduzirão atividades científicas e de exploração.

O Artemis V está na etapa de demonstrar as capacidades iniciais de exploração lunar da NASA e estabelecer os sistemas fundamentais para apoiar missões complexas recorrentes na órbita lunar e na superfície como parte da abordagem de exploração Lua a Marte da agência.

Adicionar outro parceiro de sistema de pouso humano ao programa Artemis da NASA aumentará a concorrência, reduzirá os custos para os contribuintes, apoiará uma cadência regular de pousos lunares, investirá ainda mais na economia lunar e ajudará a NASA a atingir seus objetivos na Lua e ao redor dela em preparação para o futuro astronauta. missões a Marte.

A NASA contratou anteriormente a SpaceX para demonstrar um sistema inicial de pouso humano para a missão Artemis III. Sob esse contrato, a agência também instruiu a SpaceX a desenvolver seu design para atender aos requisitos da agência para exploração sustentável e demonstrar o módulo de pouso no Artemis IV. 

Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp