A ABB Robotics, fornecedor de robótica e automação de máquinas, adicionou aos seus robôs móveis autônomos (AMRs, na sigla em inglês) a tecnologia Visual SLAM (Visual Simultaneous Localization and Mapping), que permite aos robôs tomarem decisões de navegação inteligentes com base no que está ao redor deles.

A tecnologia usa visão 3D habilitada por Inteligência Artificial (IA) para realizar funções de localização e mapeamento. Isso oferece vantagens sobre outras formas de navegação, como fita magnética, códigos QR e SLAM 2D tradicional, que exigem infraestrutura adicional para funcionar.

O Visual SLAM usa câmeras montadas no AMR para criar um mapa 3D em tempo real de todos os objetos na área circundante. O sistema pode diferenciar entre referências de navegação fixas, como pisos, tetos e paredes que precisam ser adicionados ao mapa e pessoas ou objetos como veículos que se movem ou mudam de posição. As câmeras detectam e rastreiam características naturais no ambiente, permitindo que o AMR se adapte dinamicamente ao ambiente e determine a rota mais segura e eficiente para seu destino.

Ao contrário do 2D SLAM, o Visual SLAM não requer referências adicionais, como refletores ou marcadores, economizando custo e espaço e oferece posicionamento preciso com precisão de três milímetros.

Eliminando a necessidade de alterar o ambiente, interromper a produção ou adicionar infraestrutura, a tecnologia Visual SLAM ajuda a reduzir o tempo de comissionamento em até 20% em comparação com o 2D SLAM, reduzindo significativamente o tempo necessário para introduzir um novo AMR na frota existente. A tecnologia pode ser usada em escala com frotas atualizadas remotamente. A tecnologia também é segura, pois analisa apenas dados brutos, sem imagens visuais salvas no AMR ou em um servidor.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Robótica Móvel no WhatsApp