A ICEYE, empresa finlandesa de monitoramento do planeta por satélite de radar e especialista em soluções para catástrofes naturais, anunciou um novo modo de imagem conhecido como Dwell.

Com o Dwell, os satélites de radar de abertura sintética (SAR) da ICEYE permanecem focados em um ponto específico no solo por um tempo de coleta prolongado. Esse modo exclusivo de geração de imagens de longa duração permite que os satélites ICEYE capturem significativamente mais informações sobre o alvo da imagem, criando um novo e poderoso recurso para os usuários de imagens.

Por exemplo, o Dwell pode ser usado para determinar o rumo e a velocidade de veículos em movimento e, em algumas circunstâncias, pode até permitir a descoberta de objetos feitos pelo homem que, de outra forma, permaneceriam ocultos sob a copa das árvores. O produto Dwell é único no sensoriamento remoto comercial e transformará a maneira como os clientes com requisitos de missão exigentes exploram as imagens SAR. 

O produto de imagem Dwell é criado a partir de uma coleta de 25 segundos do alvo da imagem, em contraste com a duração de 10 segundos de uma imagem tradicional de alta resolução do ICEYE Spot. Essa coleta de maior duração fornece novas informações sobre a atividade no solo e, ao mesmo tempo, melhora a fidelidade da imagem em relação a uma imagem SAR tradicional.

O resultado é um novo e poderoso recurso de geração de imagens que expandirá o uso da SAR para aplicações críticas. É importante ressaltar que, quando combinado com a capacidade de geração de imagens dia/noite em qualquer condição climática e a capacidade de resposta tática da ICEYE, o Dwell oferece um recurso de geração de imagens superior às coleções eletro-ópticas.

“O modo Dwell é ideal para clientes que precisam extrair mais informações de nossas imagens de radar, incluindo movimento e direção”, diz John Cartwright, Head of Data Product na ICEYE. “A longo prazo, a comunidade de pesquisa, os cientistas, a comunidade SAR e, o mais importante, nossos clientes com missões exigentes se beneficiarão dessa mais recente inovação da ICEYE. Esse produto é outro elemento no uso do sensoriamento remoto para entender e caracterizar melhor o que está acontecendo e mudando no solo em todas as condições de iluminação e clima”, completa.

Os três componentes no Dwell

Imagem SAR de alta fidelidade: Um recurso comum em imagens SAR de alta resolução é o speckle, que é o resultado da geometria específica de coleta SAR e dá às imagens SAR uma aparência de ruído.  O tempo de coleta prolongado de uma imagem Dwell permite um ângulo de abertura sintética significativamente maior e produz pixels com uma resolução ao longo da trilha de 5 cm. O processamento padrão combina os pixels, um processo chamado “multi-looking”, que reduz significativamente os artefatos de manchas. O resultado é uma imagem de alta fidelidade com capacidade de interpretação superior.

Imagem de sub-abertura colorida: Uma coleção Dwell é particularmente eficiente na distinção de características feitas por humanos, como veículos e edifícios, de planos de fundo naturais, como copas de árvores e vegetação. A imagem de sub-abertura colorida distingue preferencialmente as características feitas por humanos, permitindo que os analistas encontrem rapidamente objetos e características de interesse entre os fundos naturais.

Vídeo: O vídeo é criado a partir de várias subimagens que compõem uma coleção Dwell. O produto de vídeo permite a determinação do rumo e da velocidade do veículo durante a coleta de 25 segundos e fornece contexto adicional sobre atividades e padrões de comportamento.

Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço

Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp