A Spaceport Company testou com sucesso seu protótipo de espaçoporto flutuante móvel, conduzindo os primeiros lançamentos de foguetes comerciais de águas territoriais dos Estados Unidos. Múltiplos foguetes foram lançados em 23 de maio de um navio modificado localizado no Golfo do México.

A demonstração do espaçoporto offshore testou com sucesso todos os procedimentos necessários para realizar um lançamento de classe orbital: aprovações regulatórias da Administração Federal de Aviação (FAA) e da Guarda Costeira dos EUA, agendamento, controle de acesso público, vigilância de alcance, eliminação de riscos, integração do espaço aéreo, resposta a anomalias e ignição de lançamento remoto do veículo no mar.

A demonstração foi realizada dentro do cronograma e do orçamento, provando o potencial dos espaçoportos flutuantes para aliviar o congestionamento nos centros de lançamento existentes e agilizar a entrega de satélites em órbita.

De acordo com a Spaceport Company, operar nas águas e no espaço aéreo dos EUA permite que a empresa ofereça maior capacidade de lançamento com menos risco e menos impactos ambientais do que locais de lançamento em terra.

“Esta demonstração forneceu inúmeras lições que serão incorporadas ao nosso próximo projeto: construir um espaçoporto marítimo capaz de operações orbitais”, disse o CEO e fundador Tom Marotta. “Estamos trabalhando para oferecer o primeiro espaçoporto verdadeiramente comercial dos EUA, que pode apoiar melhor a indústria de lançamentos comerciais em rápido crescimento.”

Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber