A Volocopter e a Swiss Aviation Software (Swiss-AS) assinaram um contrato para uso do AMOS, um software de manutenção, reparo e revisão geral (MRO), que será utilizado para gerenciar a frota de eVTOLs da Volocopter em todo o mundo.

A integração do software garantirá a disponibilidade contínua da frota, oferecerá monitoramento e análise da confiabilidade das aeronaves e atuará como uma interface para o sistema operacional digital proprietário da Volocopter, o VoloIQ.

Essa é a primeira vez que a Swiss-AS colabora em um ambiente de mobilidade aérea urbana (UAM), enquanto o Volocopter se prepara para entrar em serviço em 2024.

A Volocopter deve receber a certificação de tipo (TC) em 2024 para seu VoloCity, um táxi aéreo elétrico de dois lugares desenvolvido para uso na cidade. A empresa será a primeira a lançar serviços comerciais na Europa que atendam aos mesmos padrões de segurança elevados que os aviões comerciais devem cumprir.

Além da certificação do produto, um lançamento bem-sucedido da indústria e o aumento futuro das operações exigem um ecossistema UAM sólido. Além disso, as frotas eVTOL em megacidades globais precisarão oferecer tempos de retorno rápidos para maximizar o espaço do aeroporto e do vertiporto e fornecer um atendimento eficiente ao cliente.

O AMOS se destaca no gerenciamento da rastreabilidade da configuração do veículo ao longo de seu ciclo de vida, um aspecto crítico da manutenção adequada da frota de aeronaves. Além disso, tais aspectos incluem datas de projeto/compra de componentes, datas de instalação/substituição e horas totais de operação.

O AMOS também monitorará as operações de assistência em solo, implantará as ferramentas relevantes e gerenciará as atribuições da equipe de solo. Os técnicos de solo usarão o AMOSmobile/EXEC, uma solução de manutenção móvel otimizada para toque para fluxos de dados em tempo real. Além disso, a inteligência artificial (IA) permitirá o monitoramento da confiabilidade para melhorar a eficiência do gerenciamento da frota.

Enquanto isso, o backbone VoloIQ da Volocopter monitorará os serviços voltados para o cliente, como o processo de reserva, a localização e o status da aeronave e a integridade da bateria. A interligação das operações aéreas e terrestres da Volocopter criará um sistema de gerenciamento de frota rápido, transparente e seguro para dar suporte ao dimensionamento das operações eVTOL.

Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber