A VENG, empresa argentina de tecnologia espacial, finalizou a produção de todos os componentes necessários para fechar o primeiro protótipo de tanque estrutural do foguete Tronador II-250.

O protótipo tem 3,5 metros de comprimento e 2,5 metros de diâmetro e é formado por duas anteparas e duas seções cilíndricas. Cada anteparo é formado por oito painéis e um reforço, e as seções cilíndricas foram produzidas a partir de quatro chapas laminadas. Todos os elementos são feitos de alumínio 2219 de 3,2 milímetros de espessura.

A expectativa da VENG é que a soldagem para o fechamento desse primeiro tanque comece nas próximas semanas. Esse trabalho será realizado nas instalações da VENG na cidade de Pipinas.

“Conseguimos desenvolver e produzir com sucesso todos os elementos estruturais do tanque, o processo de soldagem para uni-los e os componentes maiores. Agora, só precisamos realizar as soldas de fechamento, que estão longe de ser fáceis, mas estamos confiantes com a maturidade que alcançamos”, disse o chefe do projeto de fabricação de tanques, Pablo Bidinost.

O desenvolvimento e a fabricação do Tronador II-250 faz parte de um programa da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) da Argentina. No ano passado, a VENG recebeu financiamento para seguir com o desenvolvimento do veículo, que tem os primeiros testes de motores previstos para 2026 e lançamento a partir da base espacial de Manuel Belgrano em 2030.

O Tronador II-250 será capaz de colocar em órbita satélites de 500 a 750 quilos a uma distância de até 600 quilômetros da Terra. Com tecnologia desenvolvida na Argentina, o veículo será movido a oxigênio líquido e querosene.

Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber