As aplicações de defensivos por drone tem se mostrado cada vez mais competentes. Esta eficiência é comprovada nos experimentos em campo, em cases de sucesso, dos clientes com os drones agrícolas EAVISION. Foi o caso da Fazenda São José do Pântano, em Gavião Peixoto (SP).

Na propriedade, a broca-de-cana é uma praga que consume 30% da produtividade da lavoura, conforme informações do consultor da fazenda, Romualdo Monteiro.

Ainda de acordo com o consultor, outra problemática diagnosticada na lavoura é a dificuldade de acesso dos equipamentos de autopropelidos na plantação para a realização da pulverização. Diante destes diagnósticos, o drone EAVISION foi a solução encontrada pelo consultor na procura de alto nível de precisão e eficiência na aplicação.

Neste artigo, especialmente produzido para o MundoGEO, vamos abordar como foi feito o trabalho na propriedade, etapa por etapa.

Acompanhe e confira!

Planejamento antes do início da pulverização

Antes da aplicação, a equipe da EAVISION traça um planejamento com três etapas: monitoramento do clima, análise do tipo de aplicação e mapeamento da área.

De acordo com o piloto da EAVISION, Giovane Silva, a etapa inicial, para oferecer alto nível de precisão e eficiência na aplicação, é rodar os talhões para estruturar a base para o mapeamento do perímetro em RTK (Real Time Kinematic). “Esse mapeamento conta com a precisão em centímetros. Além disso, o sistema consegue fazer com que o drone desvie dos obstáculos”, completa. O perímetro mapeado nesta fazenda é de 6.8 ha.  

O piloto da EAVISION, Arthur Sperigone, que também participou deste case de sucesso, explica que, com esse mapeamento, além da agilidade do trabalho que o drone pode executar com sua autonomia total de desempenho, o equipamento pode voar à noite com 100% de segurança. “Esses são os principais benefícios do sistema RTK”, avalia.

Outra vantagem é a possibilidade de reutilizar o mapa em diversas outras aplicações na mesma área, se o perímetro do mapeamento da cultura permanecer o mesmo ao longo dos anos. “Todos os mapas são armazenados em nuvem”, completa Sperigone.

As aplicações têm acompanhamento constante da equipe de pilotos. Além disso, a EAVISION conta com profissionais especializados – técnicos e agrônomos – disponíveis 24 horas por dia nos sete dias da semana.

Resultados eficazes e satisfação do produtor

Com a pulverização aplicada pelo drone EA-30X da EAVISION na cultura da cana na propriedade, o que mais surpreendeu o consultor da fazenda foram os bicos rotativos que fazem com que a gota atinja o alvo, além da velocidade da aplicação.

Desde o início dos trabalhos nesta propriedade, a equipe EAVISON identificou que a cultura da fazenda é alta, com baixo declive. A partir de toda uma análise e diagnóstico prévios, foi feita a pulverização com baixa vazão e 10L/ha. Mesmo com a baixa vazão, que era uma preocupação e insegurança do consultor da fazenda em relação ao uso do drone, a aplicação foi eficiente.

“Tinha receio e dúvidas sobre este tipo de aplicação com drone, mas a operação foi muito satisfatória. Vi as imagens e a força das hélices contribuíram muito para espalhar o produto na cana. Já vejo com olhos diferentes e me surpreendi”, afirma o consultor da fazenda.

Episódio 1

Assista a Websérie completa “Um Voo, Múltiplos Ganhos” no Canal do Youtube da EAVISION, acessando este link

Drone EA-30X

Para o atendimento na fazenda paulista foi usado o drone EA-30X da EAVISION, que possui a tecnologia de detecção de ambiente binocular e bico de pulverização de névoa bimodal CCMS. Equipado com um sistema de prevenção de obstáculos de maneira autônoma para possibilitar o voo em declives abaixo de 90 graus. A operação noturna é outro diferencial desse modelo.

Veja a seguir, os diferenciais do drone EA-30X:

  • Capacidade de carga de 20 a 30 litros com produto 100% aplicado em todos os voos;
  • Gotas bimodais de 20-250 µm que penetram nas plantas com chances mínimas de deriva;
  • Voo ultrabaixo de até 0,7 m de baixa vazão que diminui a quantidade de água, deixa a calda mais grossa e gera maior penetração nas folhas;
  • Base RTK com cobertura de até 333 ha;
  • Visão bimodal para operações dia e noite;
  • Drones da EAVISION não necessitam de uma plataforma para voos;
  • Aplicação sem amassamento.

FAÇA O DOWNLOAD DO CATÁLOGO ACESSANDO ESSE LINK

Sobre a Eavision

A EAVISION foi fundada em 2016 e entrou no mercado brasileiro em 2022. Como líder mundial no desenvolvimento da tecnologia de visão binocular, bicos rotativos de névoa CCMS e muitos anos de experimentos por todo o mundo, a empresa oferece soluções completas para pulverização remota no campo.

Outro diferencial da empresa é a sua presença no Brasil, que passará a ter uma fábrica montadora EAVISION, o que garante atendimento personalizado, especialmente na pós-venda.

A empresa está investindo R$ 20 milhões na construção da sua primeira fábrica no País, em Cravinhos (SP). A unidade será inaugurada ainda em 2023. A construção da primeira unidade fabril de companhia no País segue a estratégia da companhia de se estruturar visando o crescimento.

Entre em contato com a nossa equipe acessando esse LINK.

Teremos o maior prazer em atendê-lo. Aguardamos o seu contato. Até breve!