A Nauticus Robotics, desenvolvedora de robôs autônomos usando inteligência artificial para coleta de dados e serviços de intervenção para a indústria oceânica, anunciou que assinou um contrato com a Petrobras para implantar o Aquanaut, o robô submarino autônomo da empresa, para apoiar as atividades offshore da empresa brasileira.

A Petrobras utilizará o Aquanaut nos campos de produção em alto mar, usando autonomia supervisionada para serviços de inspeção em campo. O contrato consiste em cerca de dois meses de inspeção submarina e é um dos maiores contratos desse tipo concedidos até hoje em todo o mundo.

O Aquanaut é totalmente elétrico e carrega uma série de sensores de percepção multiespectral que permitem que o robô detecte, classifique, inspecione e atue na infraestrutura submarina sem controle direto do operador. Esse método fornece reduções significativas de custos e emissões de gases de efeito estufa em relação aos métodos convencionais.

“A oportunidade de mercado para a Nauticus no offshore brasileiro é significativa, pois é uma das bacias de energia offshore mais ativas do mundo; temos o prazer de entrar neste mercado através de uma operadora de classe mundial”, disse o CEO da Nauticus, Nicolaus Radford.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço