A FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – duas soluções para ambientes urbanos no evento “Campinas 249 Anos Ciência, Tecnologia e Inovação”, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campinas e que será realizado no dia 11 de julhono Largo do Rosário. A FITec está entre as 20 instituições de pesquisa de Campinas convidadas para participar do evento.

Em seu estande, a Fundação mostrará uma solução que utiliza a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para monitorar as condições climáticas da cidade, como temperatura, pressão atmosférica, direção e velocidade dos ventos, níveis de poluição, níveis ruído e possíveis riscos de alagamento em determinadas regiões, por meio da utilização de diferentes sensores instalados nos mobiliários urbanos e distribuídos pelo município.

De acordo com o presidente da FITec, José Luis de Souza, este projeto está sendo desenvolvido com financiamento da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos – em parceria com uma empresa de mobiliário urbano. Já a segunda solução apresentada no evento será uma aplicação de inteligência artificial (IA – reconhecimento de imagens) que permitirá o cadastramento e monitoramento do uso das redes de telecomunicações aéreas. As duas soluções estão relacionadas com a Internet das Coisas e Inteligência Artificial aplicadas em grandes centros urbanos. Além do presidente da Fitec também participarão do evento o diretor de Desenvolvimento de Negócios da FITec e de Operações da Unidade Campinas, José Luiz Malavazi, e Cássio Garcia, gerente de Desenvolvimento de Negócios.

Criada na década de 90, a FITec é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) credenciado pelos diversos órgãos brasileiros, habilitado a celebrar convênios com empresas beneficiárias das Leis de Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológicos. A FITec já desenvolveu nos seus mais de 25 anos, uma grande variedade de projetos de P&D, incluindo a concepção de equipamentos eletrônicos e suas soluções foram instaladas não somente no Brasil, com casos de sucesso de desenvolvimento de projetos nos setores de IoT, Indústria 4.0, Logística, Telecom, Energia, Agroindústria, Mineração, Educação e Saúde.

Seu quadro conta com cerca de 400 colaboradores, sendo composto por doutores, pós-doutores, mestres, pós-graduados, graduados e técnicos, com vasta experiência de mercado e grande qualificação, distribuídos entre Belo Horizonte, Campinas, Recife, São José dos Campos e Manaus.

Com informações e imagens da FITec

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço