O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) disponibiliza a nova edição da Pesquisa de Satisfação destinada à Comunidade ATM Nacional. A iniciativa tem por intuito aprimorar os serviços de tráfego aéreo oferecidos no país, a partir de uma percepção das necessidades dos diversos atores envolvidos no transporte aéreo num processo colaborativo.

A opinião dos usuários do serviço de navegação aérea e dos prestadores de serviços de navegação aérea é de suma importância para que a organização possa obter um panorama das necessidades, identificar expectativas e dificuldades e, assim, qualificar e aprimorar o serviço prestado no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

“A pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial que nos permite compreender a percepção dos usuários em relação aos serviços de navegação aérea fornecidos pelo DECEA. Com base nos dados coletados, poderemos definir estratégias alinhadas aos anseios da comunidade ATM, buscando oferecer um serviço de qualidade cada vez”.

destacou o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha

A intenção é assessorar o DECEA em assuntos relativos ao planejamento e ao gerenciamento do espaço aéreo, incluindo os resultados da pesquisa de satisfação, que são compilados e analisados conforme processo descrito no Plano de Performance ATM do DECEA (PCA 100-3). O PCA 100-3 tem a finalidade de orientar a evolução e medir o desempenho do Sistema ATM Nacional, estabelecendo metas consistentes com os períodos de referência e servindo como instrumento norteador para planejamento das atividades necessárias nos níveis estratégico e operacional.

Como órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), o DECEA é responsável pela prestação dos serviços de navegação aérea no espaço aéreo sob jurisdição brasileira, bem como pelo processo de planejamento de gerenciamento do tráfego aéreo (ATM), seja pela análise de capacidade, investimentos em infraestrutura, ou pela capacitação de pessoal para otimização das operações aéreas.

O instrumento de sondagem é visto como uma oportunidade de incluir a comunidade ATM nos processos de planejamento, implantação e operação do SISCEAB, além de estabelecer um canal direto destes com o DECEA. A pesquisa de satisfação já está disponível. Para participar, clique aqui.

Com informações e imagens da Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço