A Leonardo, empresa italiana líder global em alta tecnologia em Defesa e Segurança Aeroespacial, teve 18 projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) selecionados para financiamento no âmbito do Fundo Europeu de Defesa (FED) WP22 (Programa de Trabalho 2022), incluindo dez projetos de desenvolvimento capacitivo e oito de pesquisa.

O FED é o carro-chefe da Comissão Europeia para promover a cooperação em defesa por meio de projetos competitivos e colaborativos, que cobrem todo o ciclo de P&D. O FED contribui para a autonomia estratégica da União Europeia, apoiando a criação de uma base tecnológica e industrial europeia de defesa mais competitiva e integrada, criando projetos de ponta com tecnologias e equipamentos interoperáveis através da promoção da inovação e da participação de PMEs. O financiamento total do FED pode chegar a 832 milhões de euros, atribuídos pela EU e que serão distribuídos entre os 41 projetos vencedores. Neste ano foram 134 propostas apresentadas por empresas de 27 países europeus. A Itália recebeu financiamento para um total de 31 projetos.

Os projetos em que Leonardo tem participação receberam de cerca de 74% dos fundos alocados ao WP22, representando cerca de 614 milhões de euros.

A Leonardo, com contribuições significativas de suas subsidiárias e empresas controladas pelo Grupo e Labs/Cloud Computing, recebeu financiamento para atividades de P&D em 11 categorias dos setores eletrônico, aeronáutico, cibernético e espacial, liderando com o programa TIRESYAS (Inovação Tecnológica para Aplicativos de Sistemas de Radar euRopEan).

Cinco projetos vencedores adicionais também contam com a participação de empresas controladas ou com participação acionária da Leonardo: Telespazio, Larimart, Elettronica, MBDA IT e CREO Consortium.

Projetos notáveis com envolvimento de Leonardo incluem:

  • Technology Innovation for European radar systems Application (TIRESYAS) é o estudo de uma nova família de sensores multidomínio (ar-mar-terra) que compartilham soluções arquitetônicas para componentes de hardware e funções de software, com o objetivo de cumprir diferentes missões em diferentes domínios de aplicação. Essa tecnologia permite aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pela digitalização e abre possibilidades de aplicação de algoritmos baseados em Inteligência Artificial. A Leonardo coordenará um grupo de 29 entidades a nível europeu, incluindo a Thales, a Indra, a Hensoldt e a Saab, e entidades italianas como a CNIT e outras PMEs especializadas na área. O valor total do projeto é de cerca de 15 milhões de euros e tem previsão de duração de 36 meses.
  • EC2 (European Command and Control System) visa o desenvolvimento do futuro sistema de comando e controle estratégico da União Europeia (UE), que permitirá ao Serviço de Ação Externa da UE atingir o nível de ambição definido pela Bússola Estratégica. O projeto, coordenado pela Indra, envolve 21 parceiros europeus e terá a duração de 24 meses, com um valor total de cerca de 47 milhões de euros.
  • ASETT (Future Air System for European Tactical Transportation) analisará as especificações e oportunidades de mercado para o desenvolvimento de uma nova plataforma de asa fixa para transporte tático militar. O estudo de viabilidade, em particular, visa realizar uma análise de necessidades sobre a substituição de aeronaves de transporte tático nas frotas dos estados membros da UE no período entre 2030 e 2040, além de identificar oportunidades de desenvolvimento cooperativo. Financiado pela EDF por 30,06 milhões de euros ao longo de 18 meses, o projeto, liderado pela Airbus, envolverá 11 estados membros e 33 parceiros europeus.
  • ODIN’S EYE II (multinational development Initiative for a Space-based missile early-warning architecture II) contribuirá para o desenvolvimento da arquitetura europeia de alerta precoce de mísseis, baseados no espaço (SBMEW-Space Based Missile Early Warning) já lançada no âmbito do EDIDP (Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial de Defesa) em 2020. O objetivo dos Estados-Membros é desenvolver uma capacidade de alerta universal para responder a ameaças atuais e futuras à segurança da UE. O projeto, coordenado pela OHB System AG, envolve 38 parceiros europeus, terá duração de 36 meses e tem um valor total de cerca de 96 milhões de euros

Com informações e imagens da Leonardo

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço