Estudantes do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) terão a oportunidade de participar de um programa de mobilidade acadêmica em convênio estabelecido com o Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal.

O curso de Engenharia Cartográfica passou por uma reestruturação recente, resultando em uma troca de nome oficial. A partir da resolução da CAMGRAD nº 003, de 18/01/2022, o curso passou a se chamar Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Nesse contexto, é relevante destacar que o curso terá pela primeira vez a consolidação do convênio de mobilidade acadêmica com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

Essa iniciativa teve início a partir de uma visita técnica ao IPG, localizado na cidade da Guarda em Portugal, que aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2020 e foi realizada pelo Prof. Reginaldo Macedônio da Silva. Durante esse primeiro encontro, ocorreu uma reunião na qual o curso da UFRGS (então chamado de Engenharia Cartográfica) foi apresentado. Estiveram presentes na reunião professores, coordenadores de curso, o responsável pelo Gabinete de Mobilidade e Cooperação e o Vice-Presidente do IPG, Prof. Manuel Salgado.

A partir dessa primeira reunião, foi estabelecido o interesse em formalizar um protocolo de intenções. Durante essa reunião, o Prof. Macedônio recebeu a documentação padrão utilizada pela Secretaria de Relações Internacionais (RELINTER) da UFRGS. O documento fornecido foi preenchido com as informações do IPG. Ao retornar ao Brasil, o Prof. Macedônio deu início ao processo de abertura de uma Interação Acadêmica (IAP). Todo o procedimento foi concluído em todas as etapas da UFRGS no dia 30 de dezembro de 2020 (IAP-001330).

O processo inicial de Mobilidade Acadêmica teve início no dia 22 de fevereiro de 2022, com o envio do modelo de documentação da UFRGS fornecido pela RELINTER, para o IPG. A coordenação da COMGRADCAR, representada pelo Prof. Reginaldo Macedônio da Silva na época, iniciou o preenchimento dessa documentação. Em seguida, o coordenador do curso de Engenharia Topográfica do IPG, Prof. André Garcia Viera de Sá, completou a outra parte da documentação.

Após a conclusão do processo de Mobilidade Acadêmica, a RELINTER divulgou o edital 01/2023 em 13/02/2023, no qual foram selecionados dois discentes do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (Augusto Pedro Stefanon e Davi de Souza Mücke). Os discentes estão com viagem programada para Portugal no próximo mês de setembro.

A Mobilidade Acadêmica representa um marco histórico para o curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, sendo a primeira vez na história do curso em que se inicia o processo de internacionalização. Essa iniciativa abre portas para novas oportunidades aos discentes, proporcionando experiências enriquecedoras e promovendo a interculturalidade.

Além disso, a Mobilidade Acadêmica favorece a criação de laços e parcerias entre as universidades, fortalecendo os vínculos institucionais e promovendo a troca de conhecimentos entre os estudantes e professores das instituições participantes.

A expectativa é que essa experiência proporcione aos estudantes do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFRGS uma visão mais abrangente e multidisciplinar da área, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e para contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Assim, a Mobilidade Acadêmica se configura como um importante instrumento de crescimento pessoal e profissional para os estudantes, consolidando a UFRGS como uma referência na formação de engenheiros(as) cartógrafos(as) e agrimensores(as).

Com informações e imagens da Coordenação da ComgradCar – Eng. Cartográfica e de Agrimensura, Instituto de Geociências, Departamento de Geodésia – UFRGS

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço