Cerca de 50 estudantes universitários de cursos diversos de Engenharia de seis instituições educacionais diferentes se dedicarão, durante pouco mais de um mês, a encontrar soluções de mobilidade sustentável. O start foi no dia 10 de agosto, no Habitat de Inovação do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), quando os participantes conheceram os detalhes do desafio proposto pela empresa Bosch e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), patrocinadores do Hackathon, realizado pela SAE Brasil – PR/SC.

As soluções mais criativas e viáveis serão divulgadas nos dias 11 e 13 de setembro no mesmo local, quando os pitches serão apresentados a empresários, representantes de universidades, alunos e profissionais. Os 1º, 2º e 3º lugares serão premiados durante o encerramento do 20º Fórum SAE Brasil de Mobilidade no dia 13 de setembro, também no Habitat FIEP – evento que ocorre simultaneamente ao Hackathon.

A competição é uma vitrine de novos talentos, celeiro de novas ideias e aproxima os acadêmicos das indústrias e do mercado profissional, além de promover a interação empresa-academia. Os estudantes poderão utilizar ferramentas como Design Thinking e Lean Startup para desenvolver as propostas de suas soluções. Durante todo o mês em que estarão focadas em resolver o problema, as equipes serão acompanhadas por mentores e os chamados “padrinhos” das universidades. Essas pessoas terão a missão de auxiliá-los com ideias inovadoras para solucionar a necessidade real da empresa. A professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção da FAE Centro Universitário, Aleksandra Gouveia, será uma dessas mentoras e, também, madrinha da equipe FAE. “A participação dos alunos em desafios reais com temas da atualidade proporciona uma experiência em que eles conseguem trabalhar as suas habilidades técnicas, mas principalmente o trabalho em equipe, a liderança, a mediação de conflitos e a resolução de problemas. Habilidades que são muito solicitadas para o novo perfil de engenheiro nos dias de hoje”, avalia a professora.

Para o gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema FIEP, Fabrício Lopes, o tema mobilidade é amplo e deve ser discutido por diversos setores da sociedade. “Cerca de 14% das emissões de gases poluentes vêm da mobilidade; famílias que ganham um salário-mínimo gastam 20% com transporte; até 2030 o Brasil será um dos países com maior número de centenários no mundo e como essas pessoas farão para se locomover é uma questão importante!”, observa.

Ele lembra, ainda, que a Fiep lançou o Parque Tecnológico justamente para auxiliar na solução desses desafios. “A mobilidade inteligente não trata apenas de veículos elétricos ou autônomos, é muito mais ampla. Tem um olhar para a igualdade social, para o impacto ambiental e para temas como a longevidade e a inclusão. É por isso que o tema é tão importante no Sistema Fiep, que acaba de lançar o Parque Tecnológico da Indústria, que ajudará a resolver essas questões”, ressalta.

Com informações e imagens da FIEP


Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe dos nossos eventos anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL