A AL Drones, empresa especializada em certificação de RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas), a XAG, fabricante chinesa de drones, e a Megadrone Brasil, representante da marca no país, conquistaram a inédita Autorização de Projeto Voluntária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o XAG P30, uma referência mundial em drones para pulverização. A autorização foi publicada em 23 de agosto de 2023.

Essa é a primeira Autorização de Projeto concedida pela ANAC para uma RPA aeroagrícola e, portanto, já se torna um grande marco para os setores de drones e do agronegócio no Brasil. Além de garantir o cumprimento das normas de segurança da Aviação preconizadas pela ANAC, ela assegura uma operação segura e efetiva do XAG P30 por parte de seus operadores. Essa é também a primeira Autorização dada a um fabricante chinês de drones agrícolas, o que consolida a cooperação entre Brasil e China, e abre portas para novas oportunidades relacionadas à certificação de aeronaves não tripuladas entre ANAC e CAAC (Civil Aviation Administration of China).

A cerimônia que selou a Autorização ocorreu de forma online, com participação de representantes da ANAC, AL Drones, XAG e Megadrone.

Saiba mais: A AL Drones está confirmada na feira DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL, de 21 a 23 de maio em São Paulo (SP)

O XAG P30 possui um peso máximo de decolagem de 41 kg e carrega até 16 kg de payload (agrotóxicos, adjuvantes e insumos agrícolas). Sua dispersão de líquido é feita por 4 bombas peristálticas e 4 bicos atomizadores, o que permite controle do tamanho de gota de 90 a 300 micras.  Fabricado em material composto, apresenta alta resistência estrutural, além do conceito modular, sendo de fácil manipulação para armazenagem, limpeza e manutenção.

O cumprimento da Instrução Suplementar IS N° E94.5-001 Rev A se deu de forma voluntária por parte da XAG e da Megadrone, detentora da Autorização, sendo um grande diferencial em relação ao restante do mercado, que hoje opera sem qualquer cumprimento de requisitos a partir da publicação da Resolução nº 710 da ANAC, em vigor desde maio de 2023, que reclassificou os drones aeroagrícolas como sendo RPAs Classe 3, independente do peso, e que permitiu voos desde que respeitando a distância para terceiros e operando VLOS ou EVLOS até 120 metros sobre o solo.

A Autorização de Projeto voluntária assegura que o projeto respeita as diretrizes de segurança previstas pela ANAC, alinhadas com o mercado internacional de drones agrícolas. Além de requisitos de segurança de projeto, a autorização prevê uma estrutura de suporte para Operação e Manutenção das aeronaves, o que garante um grande diferencial para o operador e cliente. Esse processo contou com o engajamento dos engenheiros da ANAC, para avaliação e conferência da documentação.

Para a Autorização, uma Análise de Segurança Operacional é exigida, assegurando critérios previstos na metodologia SORA (Specific Operations Risk Assessment), publicada pela JARUS (Joint Authorities for Rulemaking on Unmanned Systems) e EASA (European Union Aviation Safety Agency). Com isso, são garantidas mitigações adequadas de projeto contra cenários de Fly-Away (saída do volume autorizado), e automatismos de proteção contra diferentes cenários de falha.

“Esta Autorização de Projeto marca o início de uma nova era para os drones agrícolas. É prova do comprometimento dos fabricantes de drone, em garantir uma aeronave segura para que o operador possa voar de acordo com as melhores práticas da indústria”.

aponta o cofundador da AL Drones, André Arruda

Para balizar a operação segura do XAG P30, foram preparados um Manual de Operação e Manutenção de acordo com os critérios da ANAC, garantindo informações adequadas ao usuário final, para uma operação segura ao longo da vida da aeronave. Além disso, um Programa de Treinamento e certificação dos operadores também é parte da Autorização de Projeto ANAC, assegurando que os usuários tenham orientações adequadas para uso do produto, seguindo os critérios da aviação.

“A Autorização concedida para o modelo XAG P30 é um grande marco no setor. A partir de agora, os operadores desta aeronave contarão com um suporte diferenciado por parte do fabricante e representante no Brasil, aumentando a segurança e a eficiência dos voos”.

reforça o cofundador da AL Drones, Lucas Florêncio

O XAG P30 é o primeiro modelo da fabricante chinesa autorizado pela ANAC, e em breve outros equipamentos da marca devem seguir o mesmo caminho, pois atualmente estão em processo de certificação para assegurar o cumprimento dos requisitos da ANAC.

Em depoimento, Marcio Adamowicz, diretor da Megadrone Brasil, destaca a conquista histórica:

“A Megadrone Brasil teve a satisfação de fazer história e, através da ANAC, conquistou a primeira autorização de um drone agrícola da marca XAG a voar no Espaço Aéreo Brasileiro”.

A AL Drones, que já conduziu outros processos de Autorização de Projeto e é a principal empresa nesse ramo no Brasil, utiliza a experiência da equipe de engenheiros e pilotos para replicar conceitos consolidados na indústria aeronáutica para o mundo dos drones profissionais. Com isso, desde 2017 já conduziu a Autorização de Projeto da ANAC de nove modelos de drones, inclusive a primeira autorização BVLOS do Brasil, além de possuir outros projetos em andamento para certificação.

Mais informações: www.aldrones.com.br


Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: