A Vertical Aerospace informou que o programa do eVTOL VX4 finalizou uma campanha de voos de teste em julho de 2023 e que agora segue para uma nova fase no desenvolvimento da aeronave.

De acordo com a empresa, o protótipo do VX4 atingiu a velocidade alvo, de 70 km/h, e demonstrou estabilidade geral e controle. As metas de desempenho também foram atingidas em voo pairado e em baixa velocidade.

Com isso, a certificação do programa VX4 segue sem alterações de cronograma, mesmo com um acidente ocorrido durante a fase de ensaios. A montagem de um segundo protótipo está em andamento e ele deve voar no início de 2024, e já será equipado com a tecnologia da maioria dos parceiros, como Honeywell, GKN Aerospace, Hanwha, Solvay, Leonardo e Molicel. Uma aeronave adicional e idêntica em escala real também foi aprovada e espera-se que esteja voando no segundo semestre de 2024.

As estruturas e subsistemas dessas aeronaves atualizadas serão testadas de acordo com padrões de certificação. Ambas estarão sob supervisão regulatória rigorosa, incluindo uma Permissão para Voar da Autoridade Civil do Reino Unido (CAA-UK) para seguir para voo pilotado.

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: