A Applied Imagery tem o prazer de anunciar o lançamento do Quick Terrain Modeler (QTM) v8.4.1, permitindo aos usuários aprimorarem seus produtos geoespaciais de uma maneira nova e interessante, que chamamos de Geospatial Augmented 3D (GA3D).

Durante anos, usuários combinaram todos os seus produtos geoespaciais em QTM (nuvens de pontos, MDS/MDT, imagens, vetores e pontos), aproveitando os benefícios que a resolução e precisão inerentes a esses produtos oferecem.  Mas agora os usuários poderão desenvolver esses produtos e criar suas próprias cenas 3D aumentadas com GA3D™, limitadas apenas pela sua imaginação.  GA3D™ permite:

  • Correção: Nos casos em que você sabe que um MDS está deturpando uma situação espacial devido a limitações inerentes às metodologias de triangulação/criação de superfície (por exemplo, cercas, árvores ou linhas de energia), use as ferramentas de edição do QTM para suavizar ou nivelar essas áreas e, em seguida, use a nova Biblioteca QTM OBJ para inserir um objeto 3D mais preciso, uma cerca, árvore ou linha de energia real.  Esses objetos podem ser facilmente dimensionados para as dimensões exatas do objeto real.  Veja as linhas de transmissão de energia na imagem abaixo.
  • Aprimoramento: Objetos transitórios, como veículos e aeronaves, podem ser adicionados à cena para melhorar a consciência situacional e representar uma situação como está.  Veja o helicóptero na imagem abaixo.
  • Simulação: Nos casos em que você deseja simular algo que pode estar apenas em fase de planejamento (por exemplo, um novo acampamento base ou loteamento habitacional), o GA3D™ permite adicionar tendas, edifícios, cercas, torres e outras estruturas que representem a nova configuração, o que, por sua vez, facilita uma variedade de análises e subsequentes tomadas de decisão.

GA3D™ é habilitado pelo suporte do QTM para arquivos de malha 3D OBJ em duas implementações distintas: primeiro como um novo tipo de modelo 3D, assim como nuvens de pontos e modelos de superfície, e segundo como um anexo a um marcador (por exemplo, um modelo de helicóptero OBJ que pode ser movido pela cena 3D, assim como os marcadores).  O QTM v8.4.1 inclui uma biblioteca integrada de arquivos OBJ 3D (aeronaves, veículos, infraestrutura, etc.), mas os usuários também podem criar e importar seus próprios modelos OBJ (por exemplo, criados no Blender) ou importar modelos OBJ de uma ampla variedade de modelos e variedade de fontes online.

Além do GA3D™, o QTM v8.4.1 também adiciona:

  • Uma ferramenta de georreferenciamento de modelos 3D
  • Atualizações de marcadores
  • Melhorias no planejamento de rotas de voo
  • Uma ferramenta de criação de GRG mais abrangente
  • Melhorias na análise de tempo de rota
  • Novos recursos de criação de filmes e muito mais.

Continue lendo para obter mais detalhes!

GA3D™: DADOS 3D DE PRECISÃO + ARQUIVOS OBJ = O MELHOR DOS DOIS MUNDOS:

QTM v8.4.1 implementa suporte ao modelo de malha OBJ de duas maneiras:

  1. Como Modelo: Antes da v8.4.1, o QTM suportava dois tipos de modelo 3D: nuvem de pontos (arquivos LAS/LAZ) e modelos de superfície (MDS, MDE, DTED, etc.).  Agora o QTM pode importar modelos de malha 3D em formato OBJ, o que abre possibilidades interessantes de fusão de diferentes tipos de dados 3D, e de registro deles em conjunto.
  • Como Marcador: A implementação de marcadores de arquivos OBJ permite a colocação de objetos 3D na cena, expandindo assim as capacidades do QTM para o domínio da simulação.  Por exemplo, os usuários podem calcular Zonas de Pouso de Helicóptero (HLZ: Helicopter Landing Zone) adequadas e, em seguida, colocar um modelo 3D de helicóptero em escala compatível, juntamente com possíveis obstruções perto do HLZ ou ao longo da abordagem (veja a imagem acima e abaixo).  Além disso, esses modelos 3D projetarão sombras para a Linha de Visão e substituirão um pino marcador simples na ferramenta Análise de Rota de Viagem e na Linha de Visão do Vetor.  O aumento do realismo pode ser chocante.  Embora o QTM incorpore uma biblioteca de arquivos OBJ, os usuários também podem criar e importar os seus próprios com possibilidades ilimitadas.

APRIMORAMENTOS DE MARCADOR:

Os marcadores evoluíram para ser muito mais do que um simples alfinete que marca uma posição.  Além de uma localização 3D, os marcadores do QTM possuem os seguintes anexos e atributos opcionais, que são visíveis na nova janela Editar Marcador:

  • Sensor: Use como base para cálculos de linha de visão
  • Objeto: Arquivo OBJ 3D, como aeronaves ou veículos, que pode ser arrastado/girado pela cena conforme você move o marcador.  Veja helicóptero na imagem abaixo.
  • Domo de Ameaça: Até três esferas translúcidas concêntricas centradas no marcador e em distâncias específicas.  Veja a imagem abaixo.
  • Cone do Sensor: Cone totalmente ajustável centralizado no marcador que pode ser configurado e ilustrará a cobertura do sensor a partir de um ponto específico (o marcador).
  • Orientação: Os marcadores QTM agora têm uma orientação específica e podem ser girados com K + clique com o botão direito/arrastar (assim como os vetores são girados).  Objetos, sensores e cones de sensores girarão com o marcador giratório.

FERRAMENTA DE GEORREFERENCIAMENTO 3D:

Agora você pode clicar com o botão direito em uma malha, nuvem de pontos ou modelo de superfície na árvore de camadas para georreferenciar.  Basta estabelecer marcadores de âncora no modelo georreferenciado, arrastar marcadores “fantasmas” que correlacionam cada marcador ao modelo não registrado (K + CTRL Drag), calcular o ajuste e aplicar a transformação, que pode ser aplicada como 2D (somente horizontal) ou ajuste 3D (XYZ, rotação, inclinação e direção).

DOMOS DE AMEAÇAS REFORMULADOS:

Os domos de ameaças foram aprimorados para incluir até três domos concêntricos, cada um com tamanho, cor e transparência definidos individualmente.

CRIAÇÃO APRIMORADA DE FILMES

FERRAMENTAS DE VISUALIZAÇÃO EM TERCEIRA PESSOA:

As ferramentas de criação de filmes do QTM foram aprimoradas para capturar muito mais itens na visualização 3D, incluindo linha de visão vetorial, linha de visão virtual e modelos de malha OBJ 3D anexados a marcadores.  Um dos muitos benefícios é a capacidade de anexar um modelo de aeronave OBJ à Ferramenta de Análise de Rota de Viagem (TRAT: Travel Route Analysis Tool), estabelecer uma rota de voo Acima do Nível do Solo (AGL) e colocá-la em movimento na ferramenta de reprodução TRAT.  Em seguida, manipule a cena 3D, capturando um filme em perspectiva de “terceira pessoa”.  Em seguida, exporte para MP4 ou outros formatos de filme.

MELHORES FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO DE ROTAS DE VOO:

A ferramenta Flight Surfaces/Bounding Boxes (FSBB) do QTM agora permite deslocamentos de rumo independentes para as superfícies de aproximação e decolagem (elas costumavam ser fixadas 180 graus uma da outra).  Isto permite uma triagem muito flexível para obstruções de voo. Além disso, os usuários podem calcular e marcar o Top of Descent (TOD) e o Top of Climb (TOC) assim que as configurações de aproximação e partida forem finalizadas.

Clique aqui para baixar o Quick Terrain Modeler v.8.4.1 para sua avaliação do software, ou através deste link: https://appliedimagery.com/download/qtmodeler-international-64-bit/

Clique aqui e baixe também o Quick Terrain Reader que é gratuito e permite visualização, disseminação e colaboração de modelos 3D, ou através deste link: https://appliedimagery.com/download/qtreader-64-bit/

Contato:

Reinaldo Escada Chohfi
GeoDesign Internacional
Lorena, SP, Brasil
Tel.: +55 12 3153-5115
E-mail: rec@geodesign.com.br

Sobre a Applied Imagery

A Applied Imagery, Inc. foi fundada em 2004 em Silver Spring, MD, EUA, um subúrbio de Washington, D.C., para comercializar software desenvolvido no Laboratório de Física Aplicada (APL: Applied Physics Laboratory) da Universidade Johns Hopkins.  O software comercial da Applied Imagery de prateleira, pronto para uso (COTS), o Quick Terrain Modeler, é o principal software de exploração de terreno e nuvem de pontos 3D do mundo.  O Quick Terrain Modeler está focado no Departamento de Defesa (DoD: Department of Defense) dos EUA e em aplicações civis e continua a evoluir com base no feedback dos clientes.  Applied Imagery, Inc. está sediada em Silver Springs, MD, EUA. Para mais informação visite www.appliedimagery.com.

Sobre a GeoDesign Internacional

A GeoDesign Internacional foi estabelecida em 1997 como provedora de serviços, consultoria e revenda nas áreas de sistemas de informação geográfica (SIG) e sensoriamento remoto.  As aplicações dessas tecnologias se destinam aos setores corporativo, defesa, urbano, agronegócio e meio ambiente, contando com software e hardware especializados para tais fins.  A GeoDesign oferece inteligência e tecnologia espacial de alta tecnologia geoespacial.  A GeoDesign Internacional é a revendedora autorizada da Applied Imagery no Brasil.  O escritório da GeoDesign Internacional está localizado em Lorena, SP.  Para mais informação visite www.geodesign.com.br.


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