No dia 18 de setembro, a TechGeo, líder em tecnologia GPS (Global Positioning System) e soluções tecnológicas para hidrografia, celebrou mais um marco em sua trajetória de contribuição para a segurança nas águas. Em parceria com o Fundo Estadual de Segurança Pública e a SESDEC de Rondônia, a empresa entregou com sucesso o Side Scan Sonar Starfish.

A entrega técnica e treinamento marcou uma colaboração valiosa entre a TechGeo e as autoridades marítimas de Rondônia, reforçando ainda mais a capacidade de resposta a emergências aquáticas e a segurança nas águas.

Assista à reportagem sobre esta entrega e saiba como o Side Scan Sonar está fazendo a diferença em emergências aquática. 

A Tecnologia por Trás do Sonar Starfish

O sistema de sonar Starfish é um equipamento de última geração que utiliza tecnologia sonar de varredura lateral, também conhecido por sonar de imagem lateral, sendo um tipo específico de sonar para obter imagens da topografia do fundo do mar, lago ou rio.

Sua forma de trabalho consiste simplesmente na transmissão de um pulso acústico estreito, em forma de leque (conhecido como “ping”), perpendicular à sua direção de deslocamento, e possui um receptor que recebe esse sinal acústico novamente, onde o software consegue calcular a distância e até a forma do alvo.

O SSS Starfish possui dois transdutores inclinados a 30° abaixo da linha horizontal, transmitindo acusticamente o “ping” em um feixe de leque de 0,4° de largura, por 80° verticalmente. Isso dá ao Starfish a capacidade de enxergar quase que diretamente abaixo dele, permitindo a detecção precisa de objetos submersos.

Saiba mais: a TechGeo está confirmada na feira DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP)

Colaboração para Segurança Aquática

A colaboração entre a TechGeo, o Fundo Estadual de Segurança Pública e a SESDEC de Rondônia demonstra um compromisso sólido com a segurança aquática e a proteção de vidas. Essa parceria resultará em uma capacidade aprimorada de busca e resgate, monitoramento ambiental e vigilância em corpos d’água, contribuindo significativamente para a segurança local.

O Side Scan Sonar Starfish é uma ferramenta valiosa que possibilitará a localização precisa de objetos submersos, bem como a análise detalhada do leito marinho. Com seu software intuitivo ScanLIne, a obtenção de imagens do fundo do mar se torna acessível tanto para usuários experientes quanto para novatos. Pequeno, leve e robusto, o SSS StarFish é uma adição essencial para as operações de segurança aquática.

A TechGeo reafirma seu compromisso com a inovação e a tecnologia em prol da segurança, e está orgulhosa de contribuir para a missão do Corpo de Bombeiros de Rondônia de proteger vidas nas águas.

Para mais informações sobre as soluções da TechGeo, visite: www.techgeo.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp (21) 3030-9500. A TechGeo colabora e oferece soluções que melhor atendam às suas necessidades.


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: