Um drone desenvolvido totalmente no Brasil que consegue carregar até 10 quilos e viajar por 100 quilômetros. Esse é um dos destaques apresentados na Futurecom 2023, no estande de manufatura da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas). O drone é um desenvolvimento da JETWIND e da LabRetail, empresa voltada à criação de projetos de soluções tecnológicas para o varejo e para a indústria automotiva, e um fornecedor chave.

“Essa oportunidade de parceria com a JETWIND para a criação de um componente do drone RQ-17 ION surgiu porque recebemos investimentos do mesmo grupo econômico. A JETWIND é uma empresa de engenharia de aeronaves remotamente pilotadas, nome mais técnico dos drones, enquanto a LabRetail é uma organização de desenvolvimento de hardware, então contribuímos uma com a outra.”

explica Sérgio Silvestre, sócio fundador e CEO da LabRetail, que ficou responsável pelo desenvolvimento da placa de controle do sistema

Ele explica que um dos diferenciais do produto é a capacidade de carga, além de ele conseguir viajar por grandes distâncias. “Para a área da saúde, o RQ-17 é capaz de transportar vacinas e órgãos humanos, como uma córnea, por exemplo. Já no agronegócio, ele é ideal para levar materiais de fazenda, como ferramentas ou insumos veterinários”, explica o especialista.

Tiago Giglio é o fundador e CTO da JETWIND e explica que o RQ-17 ION atende aplicações de imageamento em geral.

“Ele pode atuar no monitoramento de tráfego em rodovias, detecção de focos de incêndio, combate biológico em plantações e logística, por exemplo.”

O executivo conta que o drone foi projetado em 2017 e seu desenvolvimento levou aproximadamente 3 anos. Já a placa da LabRetail foi concebida e prototipada este ano.

Sobre o funcionamento do drone, principalmente no que tange à distância que ele é capaz de atingir, Giglio diz que “na variante de asa fixa, semelhante a um avião, é possível atingir até 100 km com enlace de rádio e distâncias de aproximadamente 300 km com comunicação via satélite. Durante todo o voo, a posição da aeronave é mostrada em tempo real em um software com mapas, além de parâmetros como altitude, velocidade e até o tráfego de outras aeronaves no espaço aéreo da operação.”

Giglio destaca ainda que, além de ser um produto desenvolvido 100% no Brasil, o drone tem como diferencial o suporte ao seu ciclo de vida com fornecimento de peças de reposição e treinamento. Segundo ele, isso “aumenta significativamente a disponibilidade da aeronave em diversos segmentos de mercado, como segurança, busca e salvamento e aplicações especiais”, finaliza.

Com informações e imagens da LabRetail


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: