A AL Drones, empresa especializada na certificação de RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas), a Quantum-Systems, fabricante alemã de drones, e a Tecnosat, representante da marca no Brasil, obtiveram a Autorização de Projeto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o Trinity F90+, aeronave destinada para atividades de mapeamento. A autorização foi confirmada em 29 de setembro de 2023 durante cerimônia online, com representantes das três empresas e da autoridade aeronáutica.

Essa é a primeira Autorização de Projeto ANAC para um drone da Quantum-Systems e o primeiro processo conduzido pela AL Drones em parceria com a Tecnosat, detentora da autorização no país. A partir de agora, os usuários do Trinity F90+ poderão operar a aeronave de forma segura e dentro das normas de segurança preconizadas pela ANAC e amplamente utilizadas pelo setor da Aviação.

Pela Autorização concedida pela ANAC, a RPA poderá realizar voos BVLOS, ou seja, além da linha de visada visual do piloto, de até 4 quilômetros da Estação de Pilotagem Remota (RPS) sobre áreas não urbanas.

O Trinity F90+ é uma aeronave bastante versátil, de asa fixa, do tipo VTOL, com capacidade para decolagem e pouso verticais, e equipada com três motores. Com Peso Máximo de Decolagem de 5,5 kg e payload de 1 kg, a RPA é capaz de mapear grandes áreas em alta performance. Ela pode carregar diversos tipos de sensores e câmeras, com uma troca de equipamento rápida e simples.

“Esta Autorização marca mais uma grande conquista para o setor de mapeamento com drones no Brasil. Os fabricantes brasileiros e internacionais reconhecem a importância da Autorização ANAC para voos BVLOS, e como esse processo auxilia no aumento da segurança de voo”.

aponta o cofundador da AL Drones, André Arruda

O processo de Autorização de Projeto envolveu um extenso trabalho de engenharia realizado pela AL Drones, com o objetivo de demonstrar que o Trinity F90+ cumpre todos os requisitos de segurança, projeto e operação estabelecidos no RBAC-E Nº 94 para operações BVLOS. Durante esse processo, a AL Drones desenvolveu e apresentou à ANAC relatórios técnicos e de segurança, além de conduzir ensaios em voo para avaliar o desempenho da aeronave.

Saiba mais: A AL Drones está confirmada na feira DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP)

Todo o processo contou com a orientação da equipe de engenharia da ANAC, que pôde acompanhar os testes de todos os sistemas embarcados, para demonstração da resistência a falhas, redundância e capacidade segura para voos BVLOS. Além disso, foram ensaiadas as lógicas embarcadas de proteção e sua robustez, em condições como perda de enlace C2, consumo das baterias, degradação do sistema de navegação e saída da Geofence.

Uma campanha de ensaios em voo foi realizada para demonstrar a segurança de voo da RPA, passando pelo crivo e pelo testemunho in loco da ANAC. Esse trabalho conjunto foi determinante para o resultado final. “Foi um trabalho intenso, que envolveu a equipe da AL Drones, o fabricante Quantum-Systems, a representante brasileira Tecnosat, e engenheiros da ANAC”, atesta o cofundador da AL Drones, Lucas Florêncio.

“Essa autorização BVLOS é o resultado tangível da colaboração entre a AL Drones, a Tecnosat e a Quantum-Systems, permitindo que o Trinity F90+ seja utilizado em sua máxima capacidade, proporcionando ganhos significativos de eficiência em suas missões de mapeamento”.

acrescenta o engenheiro de certificação da AL Drones, Matheus Mestrinelli

O Trinity F90+ é o 10º modelo de RPA autorizado na ANAC em processos conduzidos pela AL Drones, o que faz da empresa a maior certificadora de Drones no Brasil. Para atingir esse marco, a AL Drones se apoia em uma equipe experiente de engenheiros e pilotos de ensaio, empregando conceitos consolidados da indústria aeronáutica para certificação de drones e eVTOLs. Entre os modelos autorizados, estão drones de mapeamento, pulverização agrícola e entregas (Drone Delivery). Mais informações: www.aldrones.com.br.


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: