Cidades inteligentes investem em projetos e soluções para o desenvolvimento urbano. Dentre as prioridades no cenário contemporâneo, integram-se a busca de melhorias nas condições de mobilidade e transporte da população. 

Com o objetivo de refletir e discutir a importância da integração do segmento de mobilidade aérea urbana neste ecossistema para a transformação de uma mobilidade mais inteligente, conectada e inclusiva, a Plataforma Connected Urban Air Mobility, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), promoverá, daqui a 15 dias,  entre os dias 29 e 30 de novembro, o curso Mobilidade Aérea Urbana.

O curso está disponível em formato presencial (São Paulo) e online e por contar com plataforma EAD exclusiva, estará disponível para todos os matriculados assistir e rever o curso por 6 meses. 

A MundoGEO oferece desconto exclusivo de 20% para inscrição no curso. Clique aqui para fazer a inscrição online no curso e clique aqui para fazer a inscrição presencial.

“O curso tem a proposta de compartilhar conhecimentos sobre o ecossistema de mobilidade aérea urbana, incluindo questões relacionadas à segurança e sustentabilidade de negócios, e ensinar estratégias fundamentais para o crescimento de cidades mais inteligentes, integradas e humanas”, ressalta a CEO e idealizadora da Plataforma Connected Urban Air Mobility, Paula Faria.

“Ou seja, a iniciativa foi desenhada para oferecer um conteúdo multidisciplinar, que vai além de uma ótica meramente técnica e mercadológica, cujo foco é proporcionar conhecimentos teóricos e práticos essenciais para profissionais, empreendedores e público interessado em contribuir para o desenvolvimento deste nicho temático da sociedade”, conclui.

Por que participar do curso?

Com formato presencial, e transmissão online ao vivo, o curso abrange uma metodologia de ensino e aprendizagem com enfoque em ambientes ou cenários atuais cotidianos – concepções, desafios e perspectivas – do ecossistema geral de mobilidade aérea urbana. Neste âmbito, a programação envolve aulas expositivas, atividades pedagógicas, estudos de casos, sessões de debates e mesas-redondas com os professores convidados.

Objetivos do curso

O curso é focado na capacitação de profissionais para o tema de Mobilidade Aérea Urbana e responderá a algumas questões que estão nas pautas de discussão do assunto, dentre elas:

  • Quais as características do eVTOL?
  • Quais os desafios e oportunidades do eVTOL no Brasil?
  • Quais os desafios regulatórios para a UAM e os caminhos para a solução?
  • Quais os caminhos para a construção de soluções para a integração do modo aéreo no ecossistema da mobilidade urbana?
  • Quais as diferenças entre vertiportos, vertipontos e vertihubs?
  • Como mensurar a demanda para serviços de UAM?
  • E, muito mais…

Conheça a equipe docente

  • Dario Rais Lopes

O curso será realizado por profissionais capacitados e experientes do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana. Com mais de 40 anos de experiência no segmento de transportes,  Dario Rais Lopes, Engenheiro e  CEO da Aeroportos Paulistas SPE, concessionária responsável pela administração de 11 aeroportos no interior de São Paulo, será o professor responsável em coordenar a atuação do corpo docente. 

Na programação do curso, Dario Lopes abordará as seguintes temáticas: UAM: Conceito e contexto; Demanda e aceitação social; e  Implementando UAM no ambiente urbano.

  • Roberto José Silveira Honorato

O Superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil, Roberto Honorato, começou a sua trajetória profissional no setor de aviação em 1998 e, desde 2008, é responsável em gerenciar, na ANAC, atividades referentes ao registro brasileiro de aeronaves, acordos internacionais de aeronavegabilidade, certificação de aeronaves e aprovações de produção.

No curso, Honorato abordará o tópico Visão e atribuições do regulador – Autoridade aeronáutica e mobilidade urbana aérea, integrando discussões acerca dos desafios regulatórios; operação e gestão de tráfego; normatização, certificação e fiscalização, entre outros pontos. 

  • Sergio Avelleda

Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Sócio-fundador da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana, Sergio Avelleda possui uma longa carreira trilhada na área de mobilidade urbana. Já foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, período em que a cidade aderiu ao Programa Visão Zero, de redução para zero de mortes no trânsito.

No curso, Avelleda abordará a questão: UAM e o planejamento da mobilidade, que inclui discussões  sobre; Trânsito, transporte e uso do solo; Multimodalidade e integração modal; Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU; Planos de Mobilidade – PlanMob; Desafios da inserção do modo aéreo nos Planos de Mobilidade; Operação e gestão integrada do modo aéreo no espaço urbano: desafios e oportunidades.

  • Roberta Andreoli

Sócia fundadora do Escritório Leal Andreoli Advogados, Roberta Andreoli atua há mais de 15 anos nos segmentos de Direito Aeronáutico, Regulatório e Infraestrutura Aeroportuária. Também contribui com produções em portais e revistas jurídicas especializadas do setor aéreo, além de participar de grandes eventos do universo da aviação nacional e internacional.

No curso, a executiva abordará os Aspectos jurídicos da mobilidade aérea urbana, enfatizando, dentre os tópicos, a construção de soluções para a integração do modo aéreo no ecossistema da mobilidade urbana.

  • Capitão Márcio André da Silva

Especialista em Tráfego Aéreo, o Capitão Márcio André da Silva, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), já ministrou palestras sobre os Veículos Elétricos de Pouso e Decolagem Vertical (eVTOL), entre outros temas de UAM, que destacam a importância de investimentos na infraestrutura e gestão de sistemas de transporte aéreo seguro e eficiente.

No curso, o Capitão abordará o recorte temático Gestão do tráfego aéreo para a UAM, que integra os seguintes tópicos de discussão: A reorganização do espaço aéreo; Os ambientes de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM); Mobilidade aérea urbana (UAM) e Gerenciamento de tráfego não tripulado a baixa altura (UTM); Demanda associada às aeronaves eVTOL no país – visão do gestor do tráfego aéreo.

  • Eng. MSc. Giovano Palma

Engenheiro e Chefe do Departamento de Infraestrutura Aeroportuária da ANACGiovano Palma atua, desde 2008, na área de Aviação civil, e já participou de projetos e programas relacionados à segurança, proteção e concessões aeroportuárias. No curso, o profissional irá ministrar uma aula sobre Infraestrutura para UAM, esclarecendo os conceitos e propósitos de elementos da infraestrutura para mobilidade urbana aérea: vertiportos, vertipontos e vertihubs; Características físico-operacionais; Alternativas de operação e exploração comercial da infraestrutura; entre outros pontos.

Serviço

Mobilidade Aérea Urbana
Datas: 29 e 30 de novembro
Local: CREA-SP – Av. Angélica, 2364 – Consolação, São Paulo – SP
Inscrição online com 20% de desconto. Acesse aqui.
Inscrição presencial com 20% de desconto. Acesse aqui.
Para mais informações e inscrições, acesse o portal da plataforma


Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: