A Archer Aviation anunciou que seu eVTOL Midnight realizou o primeiro voo de teste. Para a companhia norte-americana, trata-se de um marco no desenvolvimento da aeronave após quatro anos de ensaios com o protótipo Maker, incluindo dois anos com testes em voo.

A partir de agora, a empresa seguirá com o programa de testes por mais um ano e meio para lançar os voos comerciais com o Midnight em 2025. Nesse período, a Archer pretende intensificar os testes de transição de voo pairado para voo horizontal, abrindo caminho para a certificação da aeronave na Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA) ainda em 2024.

Ao mesmo tempo, os protótipos Maker seguirão em testes para simular rotas comerciais e preparar a empresa para a futura operação com passageiros. A expectativa da Archer a partir de 2025 é usar o eVTOL para substituir os carros em viagens de 60 a 90 minutos e encurtar esse tempo para no máximo 20 minutos, de forma sustentável, com baixo ruído e custo competitivo na comparação com modais terrestres.

O Midnight foi projetado para transportar até quatro passageiros com um piloto a bordo. Ele conta com 12 motores e pode voar a uma velocidade de até 240 km/h.

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: