Um projeto para o combate ao Aedes aegypti por meio de drones usa Inteligência da Informação e Geoanalytics (B.I) para tratar pontos de foco do mosquito. Combatendo a arboviroses utilizando tecnologia de ponta, o projeto, em parceria com a Prefeitura de Brumadinho e Vale, já tratou mais de 9 mil criadouros do mosquito na região

Vale e Prefeitura de Brumadinho investem em novas metodologias para o combate ao Aedes aegypti

Desde setembro de 2019, uma colaboração entre a Prefeitura Municipal de Brumadinho, representada pela sua Secretaria de Saúde e a Vale, tem revolucionado o combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya. 

Foi realizado um mapeamento de mais de 3.200 ha, com 6.313 POI’s (Pontos de Oportunidade e Interesse) identificados, tratando mais de 4.000 criadouros do mosquito com o uso de drones. 

O Projeto

Considerado pioneiro e disruptivo no setor de saúde pública, o projeto tem como principal objetivo reforçar e complementar as ações de prevenção e controle de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti já em andamento no município. 

Os benefícios já são notáveis, abrangendo a inspeção de imóveis vazios e áreas de difícil acesso, como telhados, lajes e caixas d’água. A ideia não é realizar o tratamento e profilaxia de maneira isolada, mas sim em conjunto com a secretaria de saúde e com os agentes sociais responsáveis. 

“Através dessa parceria, conseguimos monitorar áreas rurais e diminuir o número de focos de dengue, permitindo o uso de uma tecnologia que mapeia potenciais criadouros e, posteriormente, realiza o tratamento com larvicidas de maneira remota”.

explica Silvania Silva Santos Souza, bióloga da Prefeitura de Brumadinho e referência técnica no combate à dengue

O projeto também foi divulgado na rádio CBN FM 106 no dia 20/10. Veja a transmissão completa em áudio clicando aqui.

Como o TechDengue atua?

Durante os sobrevoos, os drones capturam imagens que são transformadas em bases cartográficas georreferenciadas, o que permitem a identificação de potenciais focos de reprodução do mosquito. 

A identificação ocorre através de Pontos de Oportunidade e Interesse (POI’s), destacando objetos e estruturas que podem acumular água. Essas informações são compartilhadas com a Secretaria Municipal de Saúde para o planejamento de ações subsequentes.

Quando a necessidade de aplicar larvicidas por meio aéreo é identificada, os drones, que transportam um exclusivo e patenteado sistema de dispersão de larvicidas, vão até os locais e fazem o lançamento. 

É importante ressaltar que o larvicida utilizado é o mesmo recomendado pelo Ministério da Saúde e já em uso pela Secretaria de Saúde do Município, não causando impacto ambiental.

Até o momento, foram realizados 13 ciclos de atuação em quase dois anos de projeto, cobrindo uma área total de aproximadamente 8.300 hectares. 

Sobre o TechDengue

O TechDengue usa uma metodologia própria que envolve tecnologia de ponta e principais tendências do mercado, garantindo eficiência no tratamento e profilaxia de arboviroses, trazendo tecnologia de ponta e principais tendências do mercado para o tratamento e profilaxia de arboviroses. 

Dotado de inteligência de dados, sensoriamento remoto e geoanalytics (B.I), o TechDengue ainda fornece dados em tempo real no AeroMap, uma plataforma exclusiva de Sistema de Informação Geográfica (GIS), que permite às prefeituras acompanhar ações e gerar tomada de decisões embasadas.

Para saber mais, acesse este link.

Veja a matéria completa divulgada pela Vale: https://encurtador.com.br/nxyF4.

Com informações e imagens da Aero Engenharia


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: