A DJI, líder mundial em drones civis e tecnologia de câmeras criativas, anunciou a DJI Zenmuse L2, um sistema Lidar altamente integrado que aprimora o sucesso da DJI com o Zenmuse L1. Com uma câmera RGB aprimorada, módulo lidar atualizado e precisão aprimorada, profissionais de empresas que possuem plataformas DJI Matrice 300 RTK ou DJI Matrice 350 RTK podem se beneficiar de aquisição de dados 3D mais precisa, eficiente e confiável. Além disso, quando usado com o DJI Terra, proporciona uma solução completa para coleta de dados 3D e pósprocessamento de alta precisão.

“O DJI Zenmuse L2 marca uma nova era na aquisição de dados 3D”, disse Christina Zhang, Diretora Sênior de Estratégia Corporativa da DJI. “Há três anos, a DJI estava animada para introduzir um sistema LiDAR confiável e econômico para plataformas aéreas usadas por topógrafos, inspetores de eletricidade e profissionais florestais, para citar apenas alguns. Esses dados aéreos são essenciais para fornecer dados 3D em tempo real, capturando eficientemente os detalhes de estruturas complexas e fornecendo modelos altamente precisos. Com nosso objetivo de promover o desenvolvimento da indústria em todas as verticais empresariais, continuamos a abordar os pontos problemáticos dos usuários por meio da inovação técnica e reformulação da produtividade da indústria.”

Potência de hardware aumentada e maior eficiência

Com a tecnologia LiDAR aérea, profissionais em topografia, mapeamento, inspeção de eletricidade, silvicultura e gerenciamento de infraestrutura podem obter informações espaciais tridimensionais em grande escala em pouco tempo. Comparado à tecnologia tradicional de medição manual, pode reduzir significativamente a carga de trabalho, encurtar o tempo de medição em campo e melhorar a eficiência da detecção.

A Zenmuse L2 recém-lançada integra LiDAR, um sistema IMU desenvolvido internamente, câmera RGB CMOS 4/3 e gimbal de três eixos, que, quando equipada com os drones DJI Matrice 300 RTK ou Matrice 350 RTK, oferece coleta de dados precisa, eficiente e confiável.

Pronto quando você estiver

O sistema IMU de alta precisão, desenvolvido internamente, foi significativamente aprimorado e está pronto para uso no momento em que é ligado, proporcionando uma experiência otimizada em campo. Combinado com o sistema de posicionamento RTK do drone para fusão de dados durante o pós-processamento, a Zenmuse L2 tem acesso a informações de posição, velocidade e atitude absolutamente precisas.

Além disso, a adaptabilidade ambiental aprimorada do sistema IMU melhora a confiabilidade operacional e a precisão.

Aumento na faixa de detecção, maior segurança

A Zenmuse L2 possui um aumento de 30% na faixa de detecção, detectando objetos a partir de 250 metros a 10% de refletividade e 100k Lux e até 450 metros a 50% de refletividade e 0k Lux[1], em comparação com seu antecessor, o Zenmuse L1. A altitude operacional típica agora se estende até 150 metros, melhorando significativamente a segurança e eficiência operacional.

Com um tamanho de ponto reduzido para 4×12 cm @100m, apenas um quinto do Zenmuse L1, a Zenmuse L2 não apenas detecta objetos menores com mais detalhes, gerando modelos digitais de elevação (DEM) mais precisos, mas suporta cinco retornos, capaz de penetrar em vegetação mais densa e capturar mais pontos no solo sob a folhagem.

Em modos de retorno único e múltiplo, a Zenmuse L2 pode atingir uma taxa máxima de emissão de nuvem de pontos de 240.000 pontos por segundo, permitindo a aquisição de mais dados de nuvem de pontos em um determinado intervalo de tempo. 

A câmera RGB do sensor apresenta um CMOS de 4/3 com obturador mecânico e tamanho de pixel ampliado para 3,3 μm. Os pixels efetivos agora alcançam 20 MP, resultando em uma melhoria significativa na imagem geral, bem como detalhes de nuvem de pontos coloridos mais enriquecidos. O intervalo mínimo de fotos foi reduzido para 0,7 segundos, e a câmera de mapeamento possui uma contagem de obturador de até 200.000 vezes, reduzindo ainda mais

os custos operacionais. Se a coleta de nuvem de pontos não for necessária, a câmera RGB ainda pode tirar fotos e vídeos ou coletar imagens para mapeamento de luz visível.

Ao ser acoplada ao principal Matrice 350 RTK da DJI, a eficiência operacional melhora, com dados de nuvem de pontos LiDAR e RGB coletados em uma área de 2,5 km em um único voo.[2]

A uma altura de trabalho típica de 150 metros, o modelo de nuvem de pontos 3D da Zenmuse L2 tem uma precisão de elevação de 4 cm e uma precisão de plano de 5 cm, atendendo aos requisitos de levantamento topográfico de alta precisão de 1:500.

Software que coloca você no controle

Durante a operação, o DJI Pilot 2 é usado e suporta três modos de exibição – RGB, nuvem de pontos e exibição lado a lado de nuvem de pontos / RGB, apresentando resultados operacionais de maneira intuitiva.

A ativação do RNG (telêmetro a laser) permite o acesso às informações de distância entre o módulo LiDAR e o objeto no centro do FOV, aprimorando a segurança do voo. Também suporta quatro modos de coloração de nuvem de pontos em tempo real – Refletividade, Altura, Distância e RGB. Além disso, os operadores podem visualizar rapidamente o modelo de nuvem de pontos 3D[3] gravado para experimentar o monitoramento em tempo real do progresso operacional.

Através do DJI Pilot 2, a Zenmuse L2 pode gerar automaticamente relatórios de qualidade operacional de rota após a conclusão das tarefas da rota, com funções de reprodução e emenda de nuvem de pontos. Uma rápida visualização dos resultados da nuvem de pontos pode ser vista no local de trabalho, e se os dados estiverem anormais, as fotos podem ser refeitas para evitar saídas repetidas.

Com o DJI Terra, a Zenmuse L2 possibilita um pós-processamento eficiente e confiável de nuvem de pontos em uma única parada. Após a resolução da trajetória da nuvem de pontos e a otimização da precisão da nuvem de pontos, um modelo de nuvem de pontos 3D em formato padrão pode ser gerado com um clique. O ponto no solo é então classificado, e o DJI Terra cria o modelo de elevação digital (DEM). Funções de controle e inspeção de precisão podem então ser usadas para analisar o resultado.

Uma ferramenta para múltiplas indústrias

Em combinação com a plataforma DJI Matrice 300 RTK ou DJI Matrice 350 RTK e DJI Terra, a Zenmuse L2 é ideal para topografia, silvicultura, gerenciamento de ativos-chave e muitos outros cenários.

Ao ser usado para mapeamento topográfico, a Zenmuse L2 pode mapear rapidamente uma grande área, ajudando operadores a concluir pesquisas topográficas não apenas rapidamente, mas mais importante, com precisão.

Após a coleta de dados brutos de nuvem de pontos, ele pode ser processado automaticamente para gerar muitos resultados, como nuvem de pontos 3D em formato padrão, modelos de elevação digital (DEM) e ser usado para medições adicionais.

Para profissionais florestais, o LiDAR da Zenmuse L2 pode penetrar na copa das árvores. Características como largura da copa e altura da árvore podem ser analisadas para monitorar dinamicamente o crescimento das plantas.

Na indústria de inspeção elétrica, sempre foi difícil usar o método de fotogrametria para reconstruir linhas e componentes. Agora, com a Zenmuse L2, dados de nuvem de pontos podem ser coletados de maneira eficiente. Especialistas em inspeção também podem medir a distância entre vegetação e linhas de energia para identificar riscos potenciais ou planejar missões de inspeção automatizadas com base nos dados de nuvem de pontos.

A DJI Zenmuse L2 estará disponível para compra em  revendedores autorizados da DJI Enterprise em breve.

Fonte: www.dji.com/newsroom/news/new-dji-zenmuse-l2-increases-precisionefficiency-and-reliability-of-3d-data-acquisition

Mais informações: www.agrodata.me


Saiba mais: a Agrodata está confirmada na feira DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP)


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: