Na última sexta-feira (10/11) o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançou o novo Sistema de Mercado de Terras (Simet) e o Atlas do Mercado de Terras, na sede do Instituto em São Luís (MA). Tratam-se de serviços fornecidos pelo Instituto para referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada para todo o Brasil.

Os estudos, metodologicamente fundamentados, são feitos a partir de amostras de dados de preços de áreas reunidos e analisados regularmente em 244 regiões homogêneas convencionadas como Mercados Regionais de Terras (MRT).

“Quanto vale a terra no Brasil? A sociedade brasileira encontrará a resposta a esta pergunta no Atlas e no Sismet, que estamos lançando. O Incra passa a fornecer, de maneira acessível, as informações mais precisas existentes no país sobre o preço da terra rural”.

anuncia o diretor de Gestão Estratégica, Gustavo Souto de Noronha

Desde a década de 1990, o instituto executa esse rigoroso processo de monitoramento por meio da coleta regular de informações, como transações, ofertas e opiniões, bem como pela elaboração de avaliações de imóveis para fins de incorporação ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

“São mais de 30 anos de experiência prática que credenciam o Incra a se manifestar publicamente sobre o valor da terra rural, um dos ativos de maior importância à economia nacional e, consequentemente, ao Estado”.

explica o chefe da Divisão de Análises e Estudos do Mercado de Terras da autarquia, Carlos Shigeaky

Sistemática

Os dados de valores de terras no Simet serão os consignados nos Atlas do Mercado de Terras, elaborados, anualmente, a partir dos Relatórios de Análise dos Mercados de Terras (RAMT), produzidos regularmente pelas superintendências regionais do Incra nos estados.

O RAMT é um instrumento de diagnóstico, estudo e análise feito após pesquisa ampla nos diferentes mercados de imóveis rurais observados no país. Esta dinâmica mercantil é compreendida pelo emprego de critérios e métodos de estatística adequados, a partir de amostras coletadas periodicamente.

Nos RAMT estão contidas as Planilhas de Preços Referenciais (PPR), nas quais são relacionados os usos de imóveis rurais com valores por hectare em espaços geográficos delimitados pelos Mercados Regionais de Terras (MRT).

Desta forma, para cada um dos 244 MRT, que é subdividido o Brasil, se tem uma respectiva PPR. As planilhas trazem os preços de imóveis com benfeitorias: chamados de Valor Total de Imóveis (VTI), e sem benfeitorias: o Valor da Terra Nua (VTN).

Com valores mínimos, médios e máximos de VTI e VTN por hectare, por uso do solo observável, chega-se ao resultado que é disponibilizado à sociedade de forma acessível e gratuitamente pelo Incra por meio da publicação do repositório oficial Simet.

Acesse o Simet em www.simet.incra.gov.br

Com informações e imagens do Incra


Webinar: Novo prazo do Geo e Regularização de Imóveis Rurais


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: