Você vai ver neste artigo:

  • Exploração de infraestruturas antigamente inacessíveis
  • Redução de riscos para a equipe de levantamento
  • Dados disponíveis em horas, minimizando os impactos da geração hidroelétrica
  • Redução no tempo de comunicação de informações com os envolvidos no projeto

Revisão

Quando a estação em Hyltebruk, no sudoeste da Suécia, foi alertada com a redução do nível da água logo acima do túnel, foi necessário localizar e investigar um possível desmoronamento e provável deterioração do forro de concreto do túnel. Encontrar e solucionar a queda das rochas tornou-se urgente, pois isso havia causado um bloqueio que não permitia o uso do túnel e reduzia o volume de saída da estação.

Acessando o inacessível

Porém, as estações hidrelétricas possuem acessos complexos e difíceis às infraestruturas – nesse caso, os quilômetros de túneis subterrâneos usados para escoar a águas das turbinas.

Examinando os 2 km do longo túnel para identificar a exata localização e o volume do bloqueio parecia ser uma tarefa impossível. O risco de desmoronamento significava que o envio de pessoas não era uma opção. Além disso, o acesso ao túnel era limitado, somente através dos túneis de acesso para trabalhos de manutenção que chegam até as turbinas, onde portões de concreto bloqueiam a entrada.

O projeto do túnel apresentava outro desafio, uma queda significante até o túnel estreito onde estava o bloqueio. A forma, a variação de altura e o comprimento do túnel tornava extremamente difícil levar o equipamento de escaneamento até o local. O bloqueio estava além do alcance do WiFi, e as curvas fechadas limitavam o alcance de comunicação com o drone.

Para resolver esse desafio, os gestores da hidrelétrica recorram à empresa AMKVO, especialista em sensoriamento remoto e provedoras de soluções de dados.

A forma, o comprimento, e a queda no túnel impossibilitava o uso dos principais métodos tradicionais de exploração da localização e documentação do bloqueio. “Isso fez do Hovermap a nossa única opção.”

Alexander Paulusson, CEO, AMKVO

Anteriormente a AMKVO enviaria, via cabo, controlado remotamente, um veículo terrestre para escanear o túnel, no entanto as quedas no túnel teriam impedido o sucesso da missão. No entanto, usando o Hovermap, com LiDAR autônomo da Emesent e capacidade de mapeamento para vários anos, a AMKVO sabia que era a solução ideal para esse desafio. No modo Waypoint Autônomo, o Hovermap pode ser aplicado além da linha de visão e do alcance de comunicação, permitindo que operadores voem por toda a missão, da decolagem ao pouso, usando um tablet. Os dados são processados em tempo real, fornecendo ao Hovermap consciência posicional que permite evitar colisões e também o retorno inteligente para o local de decolagem após concluir a missão.

“O fato é que o bloqueio estava além da linha de visão e passando por uma curva de quase 90 graus, o voo com Waypoint Autônomo do Hovermap foi nossa única opção. Tentamos outros drones de inspeção, mas eles não conseguiram acessar a zona de bloqueio devido aos problemas de conexão.”

Alexander Paulusson, CEO, AMKVO

Explorando além de alcance de comunicação com o Hovermap autônomo 

A equipe da AMKVO enviou o Hovermap montado em um drone DJI Matrice 210 v1 para a área, usando um tablet para enviar as alturas dos locais de exploração. Durante o voo, conduzido além da linha de visão e fora do alcance do WiFi, o Hovermap produziu a nuvem 3D do túnel, que foi transmitido de volta ao tablet quando a conexão foi restabelecida. Em pouco voos, a equipe foi capas de localizar a área onde houve o colapso.

Uma vez que a equipa identificou o local onde as rochas desmoronaram, eles foram capaz de lançar outro voo a um ponto de acesso mais próximo e capturar uma nuvem de pontos mais detalhada do bloqueio, que foi completado em um tempo de voo de duas horas e meia.

“O Hovermap ajudou com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais seguro, nos permitindo investigar o bloqueio além do alcance de comunicação sem a necessidade de enviar pessoas pelo portão de concreto que marcava o fim de uma passagem segura.”

Alexander Paulusson, CEO, AMKVO

A linha branca na nuvem de pontos acima mostra o trajeto do Hovermap na exploração do túnel e descoberta do bloqueio. A capacidade autônoma permitiu buscar e escanear o deslizamento de rochas e retornar ao ponto de decolagem.

Nuvem de pontos detalhada de bloqueio, capturada além do alcance de comunicação com o Hovermap, enquanto o operador continuava em localização segura.

Resultados imediatos

Processando o escaneamento no local com o programa da Emesent, a equipe da AMKVO conseguiu identificar a extensão do bloqueio e compartilhar essa informação ao time de gerenciamento.

Usando pontos de controle, eles também produziram escaneamento georreferenciado com a localização exato do bloqueio, que puderam ser incluídos num modelo mais completo do local.

nuvem de pontos precisa e detalhada produzida pelo Hovermap permitiu a inspeção segura da queda de rochas e iniciar o planejamento de reparos, mesmo à distância.

A nuvem de pontos também foi compartilhada com a empresa responsável pela construção da estação, permitindo que eles considerassem o dano e suas implicações nas obras das futuras estações.

“A captura de dados com o Hovermap é duas vezes mais rápida que o escaneamento terrestre, e a precisão é adequada ao propósito que se aplica.”

Alexander Paulusson, CEO, AMKVO

AMKVO é especializada em sensoriamento remoto e provedora de soluções de dados, baseada na Suécia e presta serviços na Europa. Com mais de 25 anos de experiência e líder do mercado, a AMKVO desenvolve soluções únicas e específicas para seus clientes.

Nosso produto Hovermap, é uma pequena unidade de escaneamento que combina avançado sistema que evita colisão e tecnologia de voo autônomo para mapear ambientes perigosos ou com limitação de acesso à localização por GNSSHovermap é único e versátil, que pode ser montado em drone, gaiola, mochila ou veículo para mapear áreas desafiadoras e inacessíveis. Com ampla gama de aplicações usadas por clientes ao redor do planeta.

Acesse e conheça mais sobre o Emesent Hovermap: www.embratop.com.br/categoria/fabricante/emesent/


Saiba mais: A Embratop está confirmada na feira DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP)


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: