Desafio

Nosso cliente La Orizont realizou inspeções LiDAR de uma torre de telecomunicações para um de seus parceiros. O objetivo dessa inspeção era criar um gêmeo digital que oferecesse a possibilidade de realizar vários tipos de análise:

  • Análise de linha de visão – permite a detecção de objetos que obstruem a transmissão do sinal. Também ajuda a descobrir se a torre está conectada a outras torres de telecomunicações e se ela pode ter boa comunicação com uma torre construída posteriormente;
  • Análise de sinal de simulação de radiofrequência – para analisar a força e a propagação de um sinal na área.

A criação de um gêmeo digital -uma representação digital precisa de um objeto do mundo real- permite a geração de um modelo 3D para um ativo, formando o elemento fundamental da modelagem de informações de construção (BIM, na sigla em inglês). Isso permite várias simulações, como adição de equipamentos, troca de antenas, etc. Além disso, um gêmeo digital permite a descrição precisa do equipamento na torre.

Solução

A La Orizont utilizou seu sistema YellowScan Mapper+ LiDAR para esse projeto, montado com ganchos de 45 graus ( projetados para a varredura de elementos verticais), por meio dos quais obtiveram resultados precisos com excelente exatidão.

Por meio da aquisição perfeita de dados e do processamento eficiente, eles deram vida à torre de telecomunicações. Essa réplica virtual provou ser um playground versátil para explorar várias alterações e adições de equipamentos.

De acordo com a La Orizont, a aquisição de dados foi muito fácil. A tecnologia Mapper+ ajudou a manter padrões de alta qualidade e os capacitou a tomar decisões bem informadas com base em informações confiáveis.

Em sua avaliação desse sistema LiDAR da YellowScan, eles descobriram que, em comparação com a fotogrametria, o sistema apresentou velocidade e facilidade notáveis na aquisição e no processamento de dados, resultando em uma densidade de dados superior em um único voo de 20 minutos.

O Mapper+ serve como uma opção profissional de nível básico, permitindo que qualquer empresa explore a análise LiDAR sem esforço. Além disso, a relação custo-benefício e o desempenho confiável fazem dele uma opção atraente; esse sistema provou ser a solução ideal para as necessidades da empresa, fornecendo ótimos resultados e, ao mesmo tempo, mantendo o orçamento acessível.

Gêmeo digital da torre de telecomunicações

Parâmetros da missão:

  • Tamanho da pesquisa: Uma torre de telecomunicações
  • Duração: O projeto foi finalizado em um dia útil (planejamento da missão, captura de dados, organização e processamento, exportações)
  • Número de voos: Um voo curto (menos de 20 minutos)
  • Velocidade e altitude do voo: A altitude variou entre 15 m e 45 m e a velocidade de voo foi de 5 m/s
  • Equipamentos: YellowScan Mapper+ e o suporte de montagem YellowScan de 45°
  • Drone: DJI M300 RTK
  • Software: YellowScan CloudStation
Três posições possíveis com nossos ganchos de montagem: 0°, 45° e 90° para levantamentos nadir, oblíquos e de fachada

Resultados:

  • Tipo de saída: Nuvem de pontos com a possibilidade de geração de BIM
  • Densidade de pontos: Mínimo de 200 pontos por metro quadrado (algumas áreas podem ser muito mais densas)
  • Precisão: entre 3 e 5 cm XYZ

“Capacitando nosso projeto com dados inestimáveis, os sistemas LiDAR de última geração da YellowScan fornecem percepções incomparáveis, mantendo a precisão e a exatidão em nível de centímetro, sobre a colocação de equipamentos, simulações de sinal de RF, análise de linha de visão, medições precisas em 2D e 3D, determinação da disponibilidade de espaço na torre e muito mais. Essas funcionalidades cruciais nos permitem otimizar a infraestrutura de telecomunicações de forma eficiente e apoiar os tomadores de decisão com confiança“,

afirma Lungu Alexandru, UAV Operations Coordinator – La Orizont

Mais informações: www.yellowscan.com/products/mapper-plus


Saiba mais: A YellowScan está confirmada na feira DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP)


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: