Usando métodos tradicionais, a gestão de um canteiro de obras pode ser alcançada através de sistemas de comunicação por meio de uma plataforma comum de distribuição de conhecimento. As reuniões de progresso são então utilizadas para prever o cronograma e o orçamento durante cada período. Os dados para estas reuniões vêm de relatórios semanais e cálculos de quantidade de produção gerados pelos engenheiros de campo. Este processo pode ser feito manualmente, utilizando esboços desenhados à mão e cálculos em cadernos, mas o fluxo de trabalho é demorado e lento. É por isso que utilizar drones para realizar o gerenciamento da construção é uma forma mais rápida, fácil e segura de capturar dados essenciais e precisos para gerenciar e acompanhar a produção nos canteiros de obra.

A Parsons é uma empresa líder em tecnologia disruptiva que trabalha em segurança global, inteligência e infraestrutura crítica. A empresa trabalha não apenas no projeto, construção e fornecimento de infraestrutura, mas também no aprimoramento da mesma com soluções tecnológicas inteligentes e inovadoras. Seu trabalho inovador abrange desde as defesas cibernéticas até a melhoria das operações no local com melhores equipamentos.

Team of construction employees smiling at camera
A equipe da Parsons usa drones em locais em todos os EUA

Porque a indústria da construção está adotando drones

Como muitos na indústria da construção civil sabem, as rodas de medição são às vezes usadas no lugar do software CAD (Computer Aided Design) para calcular quantidades para produção nos locais de trabalho. Objetos com formas estranhas muitas vezes recebem uma parcela justa de estimativas para calcular as áreas, especialmente para a manta de retalhos que não é mostrada nos planos. Como é típico no setor, o subempreiteiro, o contratante e os representantes do proprietário medem o mesmo local e registram suas quantidades. Isto é normalmente baseado na disponibilidade de cada equipe para medir o local após a conclusão dos trabalhos.

À medida em que as quantidades são registradas, cada pessoa pode registrar alguns metros quadrados de diferença com base em seus respectivos métodos de adição de formas irregulares. A diferença nas medidas é frequentemente aumentada no final do mês, resultando em grandes diferenças de custo no cronograma de pagamento e no planejamento do fluxo de caixa. Para resolver esta questão, é frequentemente necessária uma nova medição no final do mês entre os inspetores do proprietário, o subcontratado e o empreiteiro geral. Isto poderia custar horas de trabalho desnecessário e tedioso. Vendo isto como uma grande ineficiência para os engenheiros de campo da Parsons, a equipe se voltou para o uso de drones em voos semanais para economizar tempo e obter medições precisas do local. Tendo experiência anterior com o Pix4D, a equipe optou pelo PIX4Dcloud Advanced para rastrear quantidades com precisão e criar uma única fonte verdadeira para as quantidades.

Pilot with drone
O uso de drones na construção civil está crescendo em popularidade

Detalhes do projeto

LocalizaçãoDenver, Colorado
UsuárioEquipe de construção da Parsons
SoftwarePIX4Dcloud Advanced
HardwarePhantom 4 Pro V2
Imagens coletadas500 por site
Tempo de processamento1 hora
SaídaGeoTIFF

Drone mapping para rastrear o progresso do local de construção

A criação de uma única fonte de dados verdadeira ajudou a Parsons a rastrear quantidades com precisão e resolver disputas sobre quantidades produzidas, mas também garantiu que eles pudessem prever com precisão as próximas exigências de material, atualizar o orçamento e acompanhar com precisão o progresso.

Os engenheiros de campo no local se certificaram de que tudo estava sendo construído e faturado corretamente, verificando os desenhos, revisando as especificações e trabalhando em estreita colaboração com os subempreiteiros. As responsabilidades e preocupações mudam de local para local, dependendo se eles precisam monitorar as mudanças de estoque ou identificar utilidades subterrâneas.

PIX4Dcloud UI with a road measurement
O PIX4Dcloud Advanced permite medições precisas que podem ser compartilhadas entre as partes interessadas no local

Neste projeto de estrada, as quantidades de produção do mesmo material, como o concreto, foram medidas em várias formas para incluir diferentes tipos de rampas de calhas, calçadas, entradas e estradas. Cada item de linha tinha um preço unitário diferente e, às vezes, tinha até métodos de medição diferentes, dependendo de como ou onde foi instalado. Ao rastrear os itens usando as ferramentas do software Pix4D, cada tipo de aplicação de concreto podia ser discernida com precisão. Era fácil ficar atrás do rastreamento quando a produção semanal era muito eficiente, então os drones ajudavam os engenheiros de campo não só a lembrar exatamente quando e onde o trabalho era feito, mas também a capturar com precisão as quantidades.

A equipe até encontrou maneiras de usar os dados do drone que não eram originalmente previstos. Eles usaram as imagens para localizar válvulas de corte de água, localizações de canos de esgoto recentemente colocados, e identificar a localização de utilidades que foram marcadas por tinta spray no concreto que foi posteriormente removida. Sempre que houvesse um problema, as imagens do drone seriam naturalmente usadas como um método para resolver rapidamente a disputa.

Smoothing out a newly built road
Vistas aéreas ajudam a monitorar os dados no formato ‘as-built’ para acompanhar o progresso

Devido à proximidade do projeto com estradas ativas e equipamentos pesados de construção, a Parsons utilizou observadores visuais para garantir a segurança das operações de voo. Todos os engenheiros de campo e vários membros das tripulações foram treinados para se tornarem observadores visuais e ajudar nas operações de voo. Um dos engenheiros de campo atuou como piloto de aeronaves após completar as certificações regulamentares e passar no treinamento do programa de aeronaves da Parsons. O projeto era grande e muito linear, portanto automatizar um padrão de voo e garantir o cumprimento dos regulamentos era responsabilidade do piloto, com supervisão da Equipe de Operações de Drone da empresa. Uma vez capturadas as fotos, elas foram carregadas no PIX4Dcloud Advanced para processamento.

Mapas aéreos 2D para construção

O processamento era feito no escritório de campo com uma conexão de internet. Isto salvou o piloto de ter que carregar um laptop potente, pois o PIX4Dcloud é executado inteiramente online e envia notificações ao piloto quando o processamento é concluído.

PIX4Dcloud Advanced for volume measurements
O PIX4Dcloud fornece medições precisas de volume para objetos fotografados com zangões

Os engenheiros da Parsons usaram então os ortomosaicos 2D para medir distâncias, analisar formas de estoque e contar itens. Eles adicionaram anotações sobre os dados mostrados pelo ortomosaico, o subcontratado responsável e outras notas pertinentes, incluindo a localização de características importantes, como localização de válvulas de corte de água e outras utilidades enterradas. As informações extraídas foram então inseridas em sua solução gêmea digital – Paradim, que então ligou os dados inseridos a outras informações do projeto para extrair insights e criar um painel de controle sobre as métricas do projeto.

Embora tenham usado principalmente o ortomosaico 2D para o gerenciamento deste projeto, eles acharam útil ter modelos 3D do site que poderiam ser comparados ao longo do tempo no recurso Linha do Tempo do PIX4Dcloud Advanced para olhar as pilhas de estoque e estimar o uso de materiais. Outras características, como o recurso de sobreposição, foram imensamente úteis para rastrear ou comparar o ‘as-built’ com o ‘as-design’. A Parsons tem visto vantagens disso em vários locais e usa tanto as saídas de fotogrametria 2D quanto 3D para melhorar as operações do local.

Construction site for a road
A análise do local de construção continua na plataforma Paradim, da Parsons

Os benefícios do uso de drones na construção

Graças aos drones e à fotogrametria, a Parsons pode economizar tempo e dinheiro no local, identificando problemas desde cedo, acompanhando o progresso e evitando retrabalho. Os drones são uma ferramenta no panorama geral da digitalização do canteiro de obras. Os modelos BIM e outras tecnologias são implantados em paralelo com a tecnologia dos drones para maximizar a eficácia do conjunto tecnológico.

“A Parsons tem utilizado o Pix4D desde 2016 para uma variedade de projetos, desde geofísica e trabalho ambiental até projeto de engenharia e gerenciamento de canteiros de obras. Estamos entusiasmados, juntamente com a comunidade de drones, sobre este caso particular de uso do Pix4D, pois ele destaca a tecnologia de drones no panorama de uma infraestrutura digital maior”,

afirma Jeffrey Hong, líder de construção

O PIX4Dcloud Advanced foi projetado especificamente para auxiliar no acompanhamento do progresso do local e no gerenciamento da construção. A capacidade de ter projetos online, em uma plataforma compartilhável, fez uma enorme diferença para os construtores em todo o mundo. Melhor comunicação e consciência do local economiza tempo e dinheiro, sem afetar as operações no local. Também economiza visitas desnecessárias aos locais pelos interessados, graças a modelos 3D precisos dos recursos em locais que são constantemente atualizados. A Parsons está vendo sucesso contínuo como resultado da implementação efetiva da tecnologia em seus locais de construção.

Team of construction employees smiling at camera
Pilot with drone
PIX4Dcloud UI with a road measurement
Smoothing out a newly built road

Descubra o PIX4DCloud
Sobre o PIX4DCloud
Sobre Soluções para AEC


Saiba mais: a Pix4D está confirmada na feira DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP)


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: